O Caminho para Atingirmos a Compreensão Correta – A Sabedoria

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A principio para o Budismo, não devemos esperar que o discípulo já tenha sabedoria, ou, a também chamada visão correta, que é uma das oito vias propostas para o Budismo para que se consiga atingir o Nirvana.

Se um ser humano já estiver a compreensão correta, então não existe um motivo pelo que aprender, e é sempre bom lembrar que mesmo alguém que já tenha atingido o Nirvana não tem onisciência, então tem que desenvolver a consciência. 

Existe um ditado que eu gosto muito que é assim: nada que é perfeito encarna.

Para desenvolvermos nossa sabedoria precisamos ter questionamento, e o mais importante é fazê-la com nosso comportamento, pensamento e emoções negativas. 

O objetivo do Budismo não é eliminar as emoções boas, mas transformar as negativas em positivas, e isso se consegue com o autoconhecimento.

É importante para desenvolvermos a sabedoria, perder uma mania que quase todo mundo tem, que é parar de achar desculpas do porque do nosso comportamento, pensamentos e emoções, mas sim compreende-las e assumi-las, já que ninguém nesse mundo físico em que vivemos é desprovidos disso, e por esse motivo não é bom a desculpa, pois se trata de um comportamento ilusório, pois todos tem seus defeitos e erramos.

O caminho do autoconhecimento não é feito na defensiva, mas sim quando conseguimos não nos levarmos por elas, e sim descobrirmos a verdade.

Como você lida quando vem indícios ou algo que mostra os seus defeitos e erros?

Você procura um argumento para sua atitude, pensamento ou emoção negativa? Ou diferente disso, busca refletir sobre o que aconteceu sem buscar uma desculpa para o ocorrido, mas sim tenta enxergar o que de fato ocorreu, seja ele por causa de um defeito nosso ou um erro que cometamos?

A compreensão de nos mesmos não é arranjar desculpas para nossas ações exteriores e interiores, mas sim enxergar o que de feto ocorre.

A palavra compreensão é entendimento, e ela está ligado ao que é verdade, não a uma desculpa.

Só podemos ser compreensivos com o que ocorre de verdade, caso contrário não existe compreensão, não é verdade?

A compreensão está ligada ao dharma, que é uma palavra que significa sabedoria, que é também o nome que se dá aos conceitos do Budismo.

O Budismo é levado a acabarmos com as ilusões e sofrimentos possíveis, e eles não acabam com a iluminação, mas a religião do Buda não possibilita só atingirmos o Nirvana, mas também irmos além dele e aprendermos mais, mas todas, ou quase todas as religiões tem esse trabalho também, mas com outra linguagem e ênfase. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Vinshu, o Preservador e sua História

É Fantástico o Autoconhecimento na Psicologia Junguiana ou Analítica - Individuação

O Processo que os Seres Humanos e Espíritos Passam para Se Iluminarem

Menu: