O Corpo e Mente Muito Sutil é o Self – Budismo Esotérico e Psicologia

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O que a Psicologia chama de Self, que segundo os termos desta ciência é a subjetividade e individualidade, é o que a pessoa é por dentro.

O Self é o local onde está a atividade psíquica, é a nossa essência e o que somos.

Quando o Buda sentia que ia morrer deu seu ultimo sermão aos seus discípulos dizendo:

“Por que deveria deixar instruções concernentes à comunidade? Nada mais resta senão propagar a verdade por piedade do mundo, e para o bem maior dos homens e deuses. Os mendicantes não devem contar com qualquer apoio exterior, devem tomar o Eu - Self – por seguro refúgio, a lei eterna como refúgio... e é por isso que vos deixo, parto, tendo encontrado refúgio no Eu”.

O Ego e o Self não são a mesma coisa.

O ego é uma parte da estrutura psíquica, já o Self é toda essa estrutura, para Freud ele engloba todo o conceito de personalidade, tudo o que descobriu sobre o ser humano, toda sua teoria sobre o individuo.

Para Freud, criador da Psicanálise, o Self é a consciência, inconsciência, os instintos e o corpo.

Para Freud uma mente não existe sem o corpo.

O Budismo Esotérico também pensa assim, existe o corpo e mente tanto grosseiros, sutis e muitos sutis.

A essência é a mente e corpo muito sutis, pois elas não existem sem um corpo.

A essência é a alma para o Budismo Esotérico, e uma mente não existe sem um corpo, mas um corpo que não é físico também tem sua parte mental, ambas são metafísicas, estão além da física.  

Quando em práticas budistas de meditação a consciência sai fora do corpo físico, mas tem outro corpo que não é do mundo material, isso pode ser constatado, e ele viaja junto a consciência, são inseparáveis.

O Budismo não utiliza o termo alma por diferenças com o conceito de alma hindu, que é imutável e eterno, já para o Budismo tudo está em constante mudança, inclusive o nosso interior, mas ele também é terno, essa é a semelhança.

Para Jung, criador da Psicologia Analítica, o Self também engloba toda sua teoria sobre estrutura psíquica, como na Psicanálise, e o consciente e inconsciente não estão em oposição, mas fazem parte dessa totalidade de acordo com essa escola da compreensão de ser humano.

Os sonhos tem todo um simbolismo, e a representação do Self quando estamos dormindo são formas de divindade como uma mandala, criança ou velho divinos.

Enfim, Self é tudo o que o ser humano é por dentro, o que realmente ele é, não o que aparenta ser.

O ser humano não se conhece por inteiro, não sabe tudo sobre si mesmo, para isso é importante nos conhecermos, ai então nosso interior evolui, e evoluir é sair de um estágio e ir para outro melhor.

Melhorando-se internamente é ser cada vez mais capaz de ser feliz e pleno.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos