O Desapego dos Conceitos Formados

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo através de suas praticas visa nos levar a Vacuidade, que nos depreendermos de julgamentos e noções da realidade que temos, para assim podermos enxergar as coisas tal como elas são.

O reverendo Genshô nos ensina que enquanto a mente estivermos agarrada a conceitos, julgamentos, preceitos, interpretações, inquietações, ansiedades e etc. você está viajando, está em um sonho, não está na realidade.

As praticas do Nobre Caminho Óctuplo nos dão insights para vermos a realidade assim como ela é, então essas praticas nos depreendem de nossa noção do que é verdadeiro, para assim chegar à verdadeira compreensão.

Nós precisamos nos desapegar dos ângulos que temos de nossa visão, para assim enxergar todos os ângulos.

Se você se agarrar a um ângulo da realidade, não vai enxergar os outros.

Não estar agarrado a um ângulo é liberdade e paz.

Para ver o todo, você não pode ficar preso a uma só visão.

Quando você está agarrado a uma só visão, você não vê as outras.

O fanatismo religioso, assim como outros tipos de fanatismos também a pessoa se agarra a um ângulo de visão de forma totalmente radial, não vendo as outras. 

Para o fanático religioso a sua visão é a verdadeira e o mundo está errado, por isso o Budismo é bem visto pelas pessoas, pois por ela ter essa flexibilidade de visões, não vai contra as outras crenças, e na Umbanda ocorre algo parecido, pois essa religião afro-brasileira prega a humildade, e é proibido dela se ver melhor do que qualquer outra crença.

O fanático também não vê seu ponto de vista como um ponto de vista, mas sim como verdade absoluta inquestionável, e na maioria das vezes está preparado para fazer um combate verbal a quem pensa diferente, às vezes indo para o nível físico também.

Hoje em dia nas redes sociais podemos ver a intolerância que as pessoas tem com quem pensa diferente, cada pessoa tem o seu ponto de vista e não aceita o dos outros.

O Budismo não tem a pretensão de explicar pontos de vista, ele não entra nessa questão, ele apenas nos ensina a nos desapegarmos de nossa visão, para olharmos o todo.

Podemos entender que os pensadores da humanidade criaram pensamentos brilhantes, e não e o Budismo não entra nas questões se são certos ou errados, mas sim que são extraordinários, geniais, mas não se agarre a um ponto de vista, pratique para conseguir enxergar o todo.

O Budismo tem textos com conceitos de realidade, que são geniais também, e podem ser frutos de ver o todo, e outras religiões também fazem isso, e os religiosos aceita sua visões, mas o importante praticar, pois assim se chega a verdade, e os Budas também tem seus pontos de vista, eles também são frutos de sua educações e influencias que recebem na vida. 

Apesar do Budismo ter seu ponto de vista, ele não nos ensina a apegarmos a ele, mas sim a praticar, o importante é meditar, fazer o bem, não fazer o mal, estar centrado no que se está fazendo, e assim os budistas não entram em conflitos com outras crenças, nem com o Hinduísmo, que o Buda teve discordâncias dele.

O que importa não é a opinião das pessoas sobre tal assunto, mas sim que elas sejam felizes, e isso se consegue com a prática.

O seu ponto de vista é fruto do seu ego, e a sua felicidade fruto de sua essência, e isso que é realmente bom.

O importante não é ter razão, mas ser feliz.

Querer ter razão em uma discussão, ganhar o debate, é fruto do ego, ao ponto que estar desapegado disso é fruto de nossa essência.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Praticas para Aumentar ou Obter Auto-Estima

Ter Razão em uma Briga não Traz Nada de Bom, Diferente de Praticar o Amor

Pratica com o Terço Católico Para Evoluir Espiritualmente ou para Cura com Afirmações

 Voltar a Pagina Inicial