O Ego, o Inconsciênte, o Subconsciênte e a Iluminação

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O ego é a imagem que temos de nós mesmos, nossa identificação com nossos pensamentos, com nossa visão de passado e futuro sobre nós mesmos.

Ego é como nós nos vemos, então não entra no conceito de inconsciente e subconsciente, nesses dois locais estão guardados informações sobre nós e o mundo que não estão acessíveis a consciência. 

No ego está a nossa visão sobre nós mesmos, mas ela pode ser errada, não tudo, mas uma parte, e é comum isso, a verdade pode estar no nosso inconsciente ou subconsciente, então estamos falando sobre ilusões.

Nós somos almas eternas passando por uma experiência terrestre, e em futuras vidas seremos de forma diferente do que somos hoje, então nosso ego será diferente, a personalidade muda em parte de encarnação para encarnação, pois como os Terapeutas de Vidas Passadas ensinam: que carregamos tendências de vidas anteriores, justamente das coisas ruins que não nos libertamos em vidas atrás, então se resolvermos nessa melhor para agente, pois nos libertamos de sofrimentos e não trazemos para as próximas vidas o mal que estava conosco.

Nós nos identificamos da forma como somos nessa presente vida, com preocupações sobre o futuro, o que aconteceu no passado, sofrimentos e bons momentos, a forma como pensamos, com o que gostamos, com o que fazemos, com nossa profissão e etc.

Mas para nos conhecermos realmente, nos libertarmos de ilusões é nessesário passar pelo autoconhecimento, que é uma função para a vida toda e muito além dela.

O Nirvana é um grau de espiritualidade que conquistamos quando conseguimos muito autoconhecimento, ele é chamado de despertar da ilusões, então podemos entender que são as ilusões do ego.

No Nirvana ganhamos um desprendimento de nós mesmos, por isso de nossa imagem com o ego, então podemos experiênciar uma realidade maior do que a de nós mesmos, quem atingiu esse nível de espiritualidade segundo o Zen Budismo não se vê mais como separado de todo o resto do que existe, mais se vê como uma parte de tudo o que existe, e vê tudo como parte de si mesmo, mas pode ser que vivemos essa experiencia ou não na Iluminação.

No Nirvana passamos a pensar no coletivo, então se você ensina algo a alguém ela pode conversar sobre o que você ensinou com mais pessoas, assim expandindo o conhecimento, e essa pessoa que recebeu indiretamente seu ensinamento pode ensinar outras atingindo um grande numero de pessoas, isso é um raciocínio pensando no coletivo.

O autoconhecimento vem do conteúdo que tiramos do inconsciente e subconsciente, que eram ocultos para nós, mas que mostram a verdade que estava oculta dentro da gente mesmo.

Autoconhecimento é buscar quem somos realmente.

Nossa essência não é o ego, ela é toda verdadeira.

Pessoas egoístas são as que vivem para seu ego.

As pessoas que ainda não atingiram o Nirvana seu ego é o centro da personalidade, mas conseguindo a iluminação, passa a ser seu ser total com todos os mecanismos psíquicos, incluindo consciente, inconsciente, personalidade, caráter e etc. e isso não quer dizer que a pessoa não tenha mais nenhum conhecimento oculto dentro de si, pois vai ter sim, assim como ego também, então acredito que possa dizer que a Iluminação não é o fim da jornada, mas o começo de uma fornada muito melhor, mais feliz e plena, um paraíso que só vai aumentar a medida que continuamos caminhando para ter mais consciência ainda.

Quem atingiu o Nirvana tem um amor gigante, isso é fonte de imensa felicidade, é maravilhoso, vale muito a pena, a vida se torna maravilhosa.

Quem atingiu esse estágio tem um contato muito grande com seus sentimentos, e eles são a fonte de contato com a realidade, não é mente como normalmente se pensa.

As pessoas egoístas tem muito pouco contato com seus sentimentos, por isso mesmo vivem em um mar de ilusões, principalmente sobre si mesmas. Elas vivem uma frieza nesse sentido, e não se importam com isso, nem gostam de sentimentos positivos, isso não é espiritualidade.

Então com a iluminação não perdemos o ego, mas sim nos depreendemos muito dele.

A consciência amplia e vai além de nós mesmos, assim nos tornamos mais sensíveis com relação aos outros, e mais devotados a fazer o bem para eles.

O Nirvana é perfeitamente possível se utilizamos a Lei de Atração, nosso site oferece treinamento para isso na nossa seção: Nirvana e Mestres Ascensos.

O problema do ego não é a sua existência, mas sim acharmos que somos só os conteúdos que existem nele, pois somos muito mais, somos seres eternos, existe o lado espiritual da vida, somos espíritos vivendo uma experiência carnal que nos traz evolução.

Não temos que viver só o espiritual, mas o físico também, tem que haver um equilíbrio com tudo. 

Dar muita atenção a si mesmo e não ao espiritual, a termos objetivos espirituais, torna nossa vida sem sentido, temos algo para construir que é a felicidade, e conquistá-la por todas as nossas vidas que passam adiante, essa conquista é muito importante, pois sem ela a vida fica sem sentido do que só viver para o material.

Mas não podemos viver só o material ou o espiritual, mas os dois.

Fazer o bem, ajudar, praticar e estudar o espiritual, tudo isso está além de nós mesmos, e ajuda no nosso progresso espiritual.

Quando descobrimos a nossa essência tudo fica melhor, mais fácil e com mais sentido.

Quando nos centramos em apenas objetivos do mundo material, eles são passageiros, um dia acabam, e como vamos ficar quando isso acontecer?

Uma realidade feliz inclui o espiritual.

O ego é muito instintivo, tem muito medo, tem competição, busca a superioridade, estar acima dos outros, e para nossa essência isso é tudo bobagem, no Nirvana essa sensação de ego costuma ser desagradável ou sem importância.

O mundo material é temporário, o espiritual é eterno.

Para termos sucesso em nossa encarnação é importante temos conquistas espirituais, pois vamos trabalhar muitas questões que nos propomos nessa vida. 

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos