O Espiritismo e os Sete Corpos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Espiritismo não fala em sete corpos, mas em três, que são: o corpo físico, o Períspirito e o Espirito.

O corpo físico não carece de explicações, mas o Períspirito é o corpo que utilizamos para viver no mundo espiritual, e o Espirito é uma luz que vive dentro do Períspirito, que é o que tem vida em nós e é nosso princípio inteligente.

Para o Espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa de todas as coisas, e o espirito é a inteligência humana, e a medida que evoluímos espiritualmente, essa luz que vive dentro de nós aumenta.

Dentro do corpo físico está o Períspirito, que se solta temporariamente do corpo durante o sono, e permanentemente depois da morte, mas que volta para o outro corpo em uma nova encarnação.

Então se dentro do corpo físico está o Períspirito, dentro corpo físico estão o Períspirito e o Espirito.

Os Sete Corpos ensinados por diversas doutrinas Orientais, Esotéricas e Místicas, não está errado perante o Espiritismo, pois existe um correlação em que ambas possuímos o corpo físico, e isso é inegável, pois estamos vivos dentro dele, mas o Períspirito corresponde a cinco dos sete corpos, e o Espirito é o último, que é o átma.

Os sete corpos são os seguintes: Corpo Físico, Entérico, Mental Inferior, Mental Superior, Búdico e Atímico.

Com cada corpo vivemos em uma dimensão, plano ou local de existência, que são mundos espirituais, exceto o físico, então o Períspirito corresponde cinco desses corpos espirituais.

Cada um dos sete corpos vive em uma realidade mais avançada, e a medida que progredimos, vamos abandonado os corpos dos estágios pelos quais já passamos, até sobrar somente o divino, do qual vivemos no mundo divino, que é o que tem vida em nós e anima todos os outros corpos.

O Períspirito corresponde aos corpo: astral, mentais inferiores e superiores, e ao búdico.

Para o Espiritismo também chega um momento em que abandonamos o Períspirito e vivemos apenas com o Espirito, que é o átma, que é corpo de vida que Deus nos deu.

Nosso espirito vive no Mundo Átmico, que é o mais sutil dos mundos, onde a energia é mais pura que as outras, pois na criação das dimensões, as energias foram se tornando mais densas e formado os mundos, cada um mais denso que os outros, sendo que começamos a evoluir nos mundo mais compactos, até irmos aos mais sutis.

Cada corpo tem um nível de densidade que nos capacita a viver no plano de densidade igual.

Os mestres iluminados nos ensinam que mesmo quando tivermos passado por todos os corpos e chegados a realidade do átma, a evolução continua e esse corpo, que toma formas onde terá membros e sentidos perceptivos.

Existem relatos de outros Planos de Existência no Espiritismo, como ocorre no livro Nosso Lar de Chico Xavier, onde a mãe do protagonista, André Luiz, está um plano mais avançado, e que ela desce deste local para visitar seu filho. 

A mãe do Andrá vivia no Plano Mental, e o André estava no Astral.

No livro a Vida Além do Véu, que também é muito famosa, menos até que Nosso Lar, a protagonista também comenta a mudança de planos ou dimensões.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Milagre e a Santidade

Treinamento e Apoio aos Outros Para se Santificarem ou Conseguirem o que Desejam

Um Caminho Tríplice para Atingir a Iluminação

Menu: