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O Espiritualismo de Giordano
Bruno – Religião e o Universo Por: Ricardo Chioro – Riath (Texto inspirado pelos Mestres da Luz) Bruno tinha idéias muito interessantes sobre nós,
Deus, o infinito e o universo. Ele viveu de Segundo Bruno os seres possuíam uma alma cósmica
que é a mente de Deus em cada ser vivo. Todas as criaturas teriam Deus
dentro de si, porém haveria distinção entre os seres vivos, inclusive de um
humano para outro pela forma como os seres se apresentam. A natureza e todos os seres humanos seriam
dotados de Deus. No pensamento de Giordano Deus é infinito, mas o
universo não estaria todo acabado por causa da infinitude de Deus. Na época em que viveu Bruno a idéia era que o
centro do universo era a terra, e o Sol e as estrela giravam em torno de
nosso planeta. Giordano ensinava que em cada estrela teria um
planeta girando em sua volta, assim existiriam diversos planetas. Outro fato interessante da filosofia desse
pensador que é tema de nosso texto é que o universo estaria cheio de ar ou o
espírito que se movia sempre, estaria preenchido de algo e não seria vazio. O pensamento de bruno esbarrou em diversos
conceitos que hoje existem no Misticismo e na ciência, não totalmente, mas
chegou muito próximo a verdade. Diversas religiões místicas dizem que existe Deus
dentro de nós, que ele deu um parte divina e é isso que tem vida em nós, que
é nossa existência. Também que existem outros planetas além do nosso,
que não estamos sozinhos no universo e que Deus é infinito, nunca tem fim. As idéias desse filosofo da era medieval teve uma
metade verdadeira do conhecimento ciêntifico e religioso que temos hoje em
dia. Na minha opinião o filosofo deste texto era um
médium que captou algumas coisas verdadeiras sobre o mundo, talvez tenha
servido de preparo para a visão espiritual que temos hoje, esta talvez tenha
sido sua missão. Bruno foi condenado na inquisição por suas idéias
que divergiam do Catolicismo, foi condenado a morte pela fogueira. O Catolicismo na inquisição tentou acabar com os
pensamentos religiosos diferentes da igreja criando uma hegemonia,
justamente na era medieval que foi conhecida como idade das trevas. Bibliografia
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