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O Mestre não Tem o Poder de
Fazer o Aprendiz se Iluminar Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
Não é o mestre que tem o poder de despertar o
Nirvana no aluno, mas sua função está em ajudar ou orientar o aluno a
atingir a própria habilidade que existe dentro dele de despertar. O dom de despertar esta dentro de cada um, assim
como a iluminação existe dentro de todo mundo, e cabe a cada um conseguir
acessar a sua. É importante o mestre fazer um bom trabalho, mas
também o aprendiz a fazê-lo. Muitos mestres ruins vão sempre culpar o aluno
pelo fracasso dele, assim como assumir o sucesso pelo seu sucesso, assim
como o mau aluno também faz, joga toda a responsabilidade de seu fracasso no
outro, e o sucesso em si mesmo, quando na verdade o bom trabalho tem que ser
dos dois, mas também o poder de despertar, e a natureza iluminada está
dentro do aprendiz. O professor também tem essa natureza dentro de si
mesmo, e o sucesso dele depende de si mesmo, assim como o do aluno. Cabe aos dois serem humildes, e buscar reconhecer
suas responsabilidades, e reconhecer seus erros e seus méritos. O mau professor é muito garganta, assim como o
mal aluno. A função do mestre é indicar o caminho, e o do
aluno é segui-lo corretamente. O mestre faz observações, corrigir o que não está
certo, isso é a função de ensinar. O discípulo tem que andar com suas próprias
pernas, como ensina o Mestre Genshô, se o professor indicar o caminho e o
aluno não seguir, isso não adianta. Se o professor consegue ensinar bem, fazer o
aluno aprender e tem interesse verdadeiro no sucesso do aluno, isso é muito
bom, e é fruto do professor ser uma boa pessoa, estar agindo na sua vocação
e estar bem, mas se caso o aluno fracassar, o professor precisa ter
aceitação, pode ajudá-lo, mas se o aluo não tiver interesse verdadeiro,
também não vai conseguir, e se o professor não entender isso, pode ficar
frustrado, mas é importante entender que não depende dele, e que cada um tem
seu livre arbítrio, seus interesses e erros. Podemos ajudar e tentar entender o interesse do
outro para saber se podemos reconduzir o discípulo ao caminho certo, ou se
ele não se interessa, e não como se interessar. Cada pessoa tem o poder sobre si mesmo, respeitar
o outros, suas escolhas e individualidade é sempre importante, mas o
trabalho de cada, pertence a cada um. Muitas vezes ficamos tristes ao ver pessoas não
fazerem o melhor para si, e se não pudermos fazer nada a respeito, então
respeitamos o livre arbítrio de cada um tendo aceitação. Cada um faz a sua parte. Quem coloca toda a responsabilidade no mestre,
está iludido. Assim como o mestre, envaidecido, coloca toda
responsabilidade sobre si mesmo, sobre o sucesso que depende do outro também
é um erro. Nas escolas que ensinam ciência, formando
profissões para as pessoas, geralmente tem a visão que o sucesso do aluno é
fruto do professor, quando não é, cada um tem que fazer a sua parte, e isso
pode ser muito desgastante ao professor, assim como a falta de
responsabilidade do próprio aluno, e a folga dele. O professor pode ensinar, e o aluno pode aprender
se prestar atenção, não ficar fazendo bagunça e testando a paciência do
mestre. A responsabilidade do aprendizado, seja
espiritual ou cientifico, depende unicamente do aluno fazer sua parte, e o
professor a dele, tem que haver uma parceria de sucesso.
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