O Misticismo Taoista e o Yin e Yang

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Yin e Yang é a dualidade de tudo o que existe, então tudo tem o seu contrário.

Unindo tudo o que existe, cada coisa que tem o seu contrário temos o todo, que é chamado pelo Taoísmo de Tao.

Yin e Yang formam o Tao, a unidade de tudo, e no Taoísmo se busca que nossa psique, alma, se perceba em união com tudo, e isso é uma experiência mística.

Diversas religiões tem suas vertentes místicas, como o Misticismo Cristão, o Zen Budismo, o Sufismo (o Islamismo místico), a Yoga (que é Hindu), a Cabala (que é judia) e outras, e todas essas vertentes religiosos, assim como o Taoísmo buscam a integração com tudo, ou com o que eles chama de Deus.

O Zen e o Taoísmo não falam de Deus, mas sim da unificação com o Todo, o que não significa que eles neguem o criador de tudo.

Monge Genshô ensina que Buda não falava em Deus porque ele evitava em falar do que não é verificável.

Deus está além de uma compreensão muito grande, diz o Espiritismo que ainda não é possível compreende-lo, mas que um dia será.

Yin e Yang são duas energias opostas, sendo Yin a escuridão e Yang a iluminação, e para conseguirmos o autoconhecimento, que é o caminho que nos leva ao Tao, ao Nirvana, precisamos enxergar o que não sabemos sobre nós mesmos, e até sobre o mundo, conhecimentos que se encontram encobertos de nós no nosso inconsciente, que estão na escuridão, e assim aumentamos nossa luz.

Quando vemos nosso orgulho, vaidade, inveja, ciúmes e demais pontos negativos que influem sobre nossa personalidade, ai então aumentamos nossa luz, nosso conhecimento sobre nós mesmos.

Existem coisas na nossa psique e mente que são desconhecidas, e estão na escuridão, é o nosso inconsciente, que é um elemento estudado na Psicologia, mas então quando os vemos aumentamos nossa consciência, que é enxergar, que é luz.

Então Yin é a escuridão, o inconsciente, e Yang é a consciência, a luz.

Para existir a luz, precisa existir a escuridão, só que nos mantemos em um processo eterno em que tomamos cada vez mais consciência, pois o Tao é infinito, e sempre vamos eliminar alguma inconsciência e vamos ganhando mais conhecimento.

O Tao significa caminho, e o caminho é tudo, que é infinito.

Nosso aprendizado e auto-desenvolvimento é infinito, onde vamos sempre transformar a escuridão em luz, cada vez mais sem nunca acabar.

A existência é eterna, o Tao é eterno.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que é Evolução Espiritual

Porque as Pessoas Desacreditam em Tantas Crenças Parecidas com a Sua

A Diferença entre Lei e Justiça Divinas

 Voltar a Pagina Inicial