O Nirvana, a Psicologia, o Zen Budismo e Erich Fromm

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Uma grande personalidade da Psicologia, Willian James, que escreveu o Livro: As Variedades da Experiência Religiosa, aborda vivencias especiais e diferentes da consciência, incluindo o Nirvana.

Para essas experiências eram dados diversos nomes, como sintonia com o divino e sabedoria divina.

Para uma outra grande personalidade da Psicologia, Erich Fromm, ele descrevia o Nirvana em um livro, que o seu título traduzido significa Psicologia e Zen Budismo, e para falar sobre o Nirvana cita os filósofos Platão e Spinoza, além de também abordar a Bíblia e o Satori, dizendo que a iluminação é um despertar.

Satori e iluminação são outros nomes para o Nirvana.

O Zen Budismo fala muito que a iluminação é um despertar das ilusões, mas sabemos que não é de todas, pois até a religião de Buda afirma que um iluminado ainda tem o que progredir espiritualmente.

A Iluminação para Erich Fromm é estar em sintonia com a realidade interna e externa, e também com seu organismo de forma total.

Um iluminado para o Zen Budismo, assim como para Erich Fromm, é livre porque não se agarra a si mesmo, ou seja, tem um desprendimento de si mesmo.

Para a Psicologia, segundo Fromm, a iluminação é ter orientação completamente produtiva, e que isso significa que o relacionamento de um iluminado com o mundo é muito criativo, não é mecânico, mas sim vivendo o aqui e agora e de forma espontânea.

Fromm entra em uma questão que é real para o Zen Budismo, que na iluminação a pessoa se vê integrada a tudo, não havendo uma separação entre o eu e o resto das pessoas e de tudo o que existe.

Para o Zen não estamos separados de todo o resto das pessoas, e na experiência de meditação, ou quando se atinge o Nirvana, essa visão de separatividade mostrada pelos nossos sentidos é transcendida.

Para um iluminado, segundo o Zen, um beija flor que você vê está integrado a si mesmo, assim como todo o resto que você enxerga e mais que isso, você se sente parte de tudo.

A religião budista nasceu na Índia, e nesse pais se acredita que a iluminação seja o retorno ao Deus que nos criou, ao ser que é tudo o que existe.

As religiões Ocidentais, que não sofreram essa influência do Hinduísmo, pensam de forma diferente, que não voltamos da ode saímos quando atingimos o Nirvana, como o Espiritismo, a Umbanda e algumas formas de Esoterismo. Nós ficamos mais próximos de Deus com a conquista da iluminação, mas não voltamos de onde saímos, pois assim não haveria sentido viver todas as experiências que vivemos para voltar ao zero de novo.

Fromm fala sobre o Nirvana algo muito verdadeiro, que vemos o mundo mais como ele é, justamente pelo desprendimento do ego, pois essa parte da mente humana, ela cria distorções na forma como enxergamos.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Para Reconhecer as Defesas Psicológicas em Si Mesmo

Sair da Sociedade para Evoluir Espiritualmente é uma Ilusão

Tudo é Sagrado

Menu: