O Orgulho é um Obstáculo ao Autoconhecimento e a uma Vida Feliz

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A palavra orgulho vem do catalão orgull, que significa altivez, brio e soberba.

Para São Tomás de Aquino, o Santo Filósofo, a soberba é um pecado tão grande que deve ser tratado como muita atenção e ênfase, pois é uma coisa muito fora de série.

Para muitos cristãos a soberba é uma falta de Deus e recusa a humildade, não podemos nos achar que nos bastamos, e sim procurar o Criador d Tudo para suporte em nossa vida, pois o Ele pode nos ajudar nos momentos difíceis, assim como ser o próprio momento bom, que é felicidade, pois felicidade é amor, é o que nos deixa bem.

A soberba é um pensamento maligno e que não faz nem um pouco bem.

O orgulhoso não pede desculpas, não admite seus erros, nem para si mesmo e ou nem para os outros, e esse é um comportamento a ser evitado para agirmos com simplicidade e humildade, virtudes da luz.

O orgulho nunca quer nos deixar por baixo, então nos leva a no debate querer sempre ganhar, quando na verdade o melhor comportamento seria não nos importarmos em ganhar ou perder, pois é como diz aquele famoso e precioso ensinamento: Você quer ter razão ou ser feliz?

O ego nos rouba a felicidade, e o orgulho é uma qualidade do ego, assim podemos ver que o amor é felicidade e por isso o famoso ensinamento do parágrafo de cima é muito funcional e lógico.

Muitos dizem querer ser felizes, mas não perdem a oportunidade de querer ter razão.

Atualmente o desejo de ter razão e o desrespeito com a visão de mundo dos outros cria diversos debates na internet, porem priorizar ter razão sobre os outros é muito pior quando acontece com nosso par romântico, com nossos amigos e familiares.

A pessoa que é orgulhosa, ela se acha importante demais para ir atrás dos outros, é vaidosa, e por isso não reconhece seus erros, o que atrapalha demais o autoconhecimento, que é o reconhecimento do que fazemos, seja algo certo ou errado, algo positivo ou negativo, um defeito ou uma qualidade.

Não sei como uma pessoa pode melhorar sem reconhecer suas faltas, defeitos ou erros?

Como se trabalhar internamente dessa forma?

Geralmente quem não aceita seus erros, culpa os outros por eles, o que é uma injustiça, uma forma que não é correta de agir.

Precisamos nos reconhecer e nos perdoar, isso é humano e saudável.

Onde existe orgulho normalmente também existe vaidade e arrogância, que são fatores do ego, e isso nada tem haver com auto-amor, pois amor é sempre uma coisa elevada.

A autoestima não é uma coisa do ego em suas melhores qualidades.

O ego é uma ilusão, então todos esses conceitos egoicos que levantam a pessoa de uma forma negativa, são na verdade irreais.

A consciência é a verdade, e a iluminação é o despertar de ilusões, não de todas, mas se espera que um iluminado não goste da sensação do ego elevado, mas vai gostar do amor elevado.

Deixa o orgulho de lado, ele não é nada perto do coração, que é a fonte de emoções positivas espiritualmente, e isso sim é algo bom e elevado.

Faça força para enxergar seu orgulho, ele é um ponto negativo que nos impede de enxergar outros pontos negativos em nós, mas que só nos libertamos deles quando os enxergamos, e isso faz a gente mudar, e isso é evolução espiritual.

Evolução espiritual é consciência, é tomarmos ciência das coisas, e principalmente de nós mesmos.

Quando nos enxergamos, também aprendemos a enxergar o mundo, o que é semelhando do que vimos em nós, pois as pessoas tem padrões, e assim a Psicologia consegue fazer classificações, e ajudar as pessoas que tem características iguais, que fazem parte de seus estudos.

Porém cada ser é único, apesar de ter padrões iguais, mas dentro desses padrões existem diferenças.

Valorize as coisas da alma, não as coisas do ego, que são tão inferiores, que não são nada perto do que é coração, como ensinou um grande mestre.

Fiquem com luz

Seres de luz

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Não Buscarmos a Ideia de que Nossa Crença seja Melhor do que as Outras

O Caminho da Yoga de Autoconhecimento e a Lei de Atração

As Linhas do Oriente na Umbanda e seus Trabalhos de Cura, Autoconhecimento, Iluminação e Esotérico

Menu: