O Pensamento Correto e o Autoconhecimento

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Não é possível praticar o pensamento correto, sem ter uma compreensão correta, porém existem regras de entendimento simples para praticarmos a virtude, que é se abster do mal pensamento, e isso traz autoconhecimento, pois é equilíbrio.

Porém não podemos reprimir o que pensamos de ruim, pois o caminho da transformação e iluminação é de enxergarmos a nós mesmos, e não fugirmos dos fatos mentais do que se passa em nossa mente.

Quando vamos enxergando o que realmente se passa em nossa mente, vamos mudando e deixando de pensar o que é ruim, tanto sobre si mesmo, como sobre os outros. 

Se nos dedicarmos a termos uma boa compreensão correta, ai então nos libertamos do mal, e conseqüentemente praticamos mais o bem.

A cobiça, a raiva, a ignorância e o erro nos levam a pensamentos ruins, que são traços de nossa personalidade, o que não significa que sejamos pessoas ruins, mas sim que podemos nos tornar mais bondosos ainda, e é isso justamente que o treinamento budistas faz.

O meio em que vivemos pode nos fazer mesmo sendo pessoas bondosas, ainda assim praticar os maus pensamentos, nós imitamos as pessoas das quais convivemos espontaneamente, e se forem pessoas que falam mal dos outros, podemos absorver isso, e o resultado é pensar mal e falar sobre os outros.

O pensamento correto vem o autoconhecimento e a aplicação de regras morais, dos quais o Budismo disponibiliza, mas é importante também desenvolvermos sabedoria por nós mesmos.

Você já se questionou se tem maus pensamentos?

Não os reprima, mas aceite-os, pois só assim você pode melhorar.

Não crie desculpas para os pensamentos ruins que tem, mas observe-os, e assim você vai começando a se libertar deles.

É incrível como a mudança pode nos tornar mais compreensivos, e menos críticos.

É importante sabermos que enxergar o mundo como é, e os outros como são, também faz parte de assimilar a realidade e crescer internamente, acabando com a ilusões.

Se por um lado devemos ter bons pensamentos, por outro temos que enxergar nossas qualidades negativas e a dos outros, e fazer isso compreendemos que todos somos humanos, e por sermos assim temos defeitos, e esses defeitos nos fazem errar.

Aceitar a realidade como ela é, sobre nós e os outros ajuda demais a lidarmos com a vida, e sermos mais felizes.

O autoconhecimento beneficia muito a nossa vida.

Então o processo é enxergarmos os pensamentos negativos que temos, e à medida que fazemos isso, vamos nos transformando, melhorando como pessoas, e é muito bonito e humilde aceitarmos que somos assim e a realidade é essa.

É muito importante que não reprimimos o que vemos sobre nós mesmos, mas sim nos aceitarmos e ao mundo.

A sabedoria é a constatação da realidade, e a principio ela pode apresentar desconforto ver o que fazemos de errado, ou as pessoas que estão a nossa volta fazem, mas assim vamos aprendendo a lidar com a vida da maneira como ela é.

Mais também podemos ver e valorizar o que fazemos de bom, e aos outros também.

Sobre pensarmos mal dos outros, se tivermos raiva de alguém, um grande antídoto é perdoar, e o mestre Dalai Lama ensina o perdão, essa atitude não é somente cristã, mas está acessível a toda humanidade, pois é uma habilidade do ser humano.

Perdoem sempre, isso traz autoconhecimento. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Vinshu, o Preservador e sua História

É Fantástico o Autoconhecimento na Psicologia Junguiana ou Analítica - Individuação

O Processo que os Seres Humanos e Espíritos Passam para Se Iluminarem

Menu: