O Reino dos Semideuses - Budismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuido pelos Mestres Ascensos)

Esta é a pintura tibetana dos seis reinos, cada uma das seis partes do circulo são um reino em particular, veja mais nitidamente o local que falamos neste texto abaixo:

Os semideuses, também conhecidos como Asuras buscam e lutam para dominar, para ter poder.

Eles possuem características de cobiça, de sempre querer mais bens materiais e passam por cima de outros para obter isso.

Apesar dos semideuses terem características egoístas, o seu reino é melhor do que o humano, mas não mais vantajoso.

O dinheiro não é algo ruim em si, com ele podemos ajudar os outros e também a nós mesmos, o problema é quando a pessoa é materialista e põe o dinheiro acima de outros seres humanos, só vendo o seu lado, e não o do outro, usando recursos para obter poder, se sentir superior e gastar para ostentar.

O dinheiro pode servir para o bem, para o mal e para se afundar no materialismo.

No nosso mundo é importante ter diversão, amor, caridade, atividade e se sustentar, isso não é usar o dinheiro para o materialismo, para o ego, mas para saciar necessidades da alma.

O materialista não está ligado a sua alma, mas a coisas unicamente externas e dificilmente tem uma boa ligação com o que é interno, mas sim ao que é superficial.

Pessoas materialistas querem estar sempre acima dos outros, buscando a superioridade, então não desejam o bem do outro porque querem estar melhor que ele.

Os Asuras gostariam de ser devas (seres da luz com merecimentos maiores) porém não são, então os invejam.

Eles estão um reino atrás do devas, e vivenciam a sensação de quase serem devas, mas dentro desse reino jamais conseguem. Isso traz sofrimentos a eles.

Os semideuses e os Deuses (devas) na iconografia estão no mesmo local, como os diferentes reinos dos animais e humanos que compartilham o mundo físico.

Os Asuras e Deuses são divididos por uma grande arvore que realiza desejos, mas os frutos delas só nascem na parte dos devas, o que causa muita inveja.

Os Asuras cuidam dessa arvore, mas quem pode usufruir dela não são eles.

Os desejos dos semideuses é serem deuses.

Eles sofrem vendo o próximo e mais elevado reino tendo privilégios que eles não tem.

Suas faltas de privilégios comparado ao reino dos seres de luz causa inveja e ódio, então ficam em guerra com eles, mas sempre perdem, mas sempre acham vão ganhar.

Os Asuras se sentem fortes diante dos fracos, e fracos diante dos fortes.

Eles querem sempre ser mais do que os outros, são movidos pelo egoísmo, não gostam que ninguém seja superior a eles, o que acabam tentando diminuir os outros para serem superiores.

No reino que é assunto deste texto, seus habitantes tentam depreciar o outro para se sentir melhor que eles, e tem medo de perder o reconhecimento, são voltados para o que está fora e não dentro.

O Asuras são feios, cruéis, furiosos, extremamente orgulhosos, e por esse motivo tem paranóia, e adoram competição no sentido de buscarem a superioridade.

São tão ricos como os devas, mas sua inveja impedem de desfrutarem o que tem, são obcecados por competição, justamente por isso focam sua mente no que não tem ao invés do que tem.

São seres muito feios e orgulhosos, tem toda resistência em mudar sua situação e sair deste reino.

Para sair deste local tema do texto precisam mudar em relação ao espírito competitivo, enxergar a situação que estão e como lidam com ela, fazer isso sem manipular como uma forma de defesa, é si aceitar e a situação, assim ocorre a mudança.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas