O Rigpa e seus Três Aspectos: Tsal, Rolpa e Dang

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

No conceito da verdadeira natureza da mente para o Dzogchen, ela é chamada de Rigpa, e essa natureza é igual à dos Budas, dos iluminados.

O Dzogchen trabalha para reconhecermos o nosso rigpa, que possui três aspectos, que são:

 

1-Tsal – Possui forma, cor e materialidade.

São todos os objetos externos, e eles possuem uma representação de rigpa, a natureza dos Budas.

Os seres humanos têm uma visão de que estão separados de tudo, e a visão de reintegração de tudo, é justamente desfazer essa visão da separatividade das coisas, pois o Budismo ensina que fazemos parte do todo, e o todo faz parte da gente.

Nos vemos como separados de tudo, é a visão que todo mundo normalmente tem, mas o Budismo ensina que ela é uma ilusão.

Nossos sentidos nos dão a impressão que estamos separados, mas isso é uma percepção que reforça a ilusão da separação de tudo.

Para o Dzogchen o mundo externo também é uma ilusão, o que existe é o interno que se projeta no externo.

 

2-Rolpa – É a dimensão do sujeito, é interna, não externa e possui forma e cor.

Não tem materialidade e ainda está além de nossa visão ordinária, que são os métodos de todos os sistemas de meditação, onde os praticantes do Budismo Esotérico vão além dos limites habituais da experiência.

No momento da morte de um praticante de Sadhanas, as meditações com as divindades do Budismo Esotérico, essas deidades aparecem no momento do falecimento que o Budismo Esotérico chama de Bardo.

O Bardo é o momento em que o falecido fica no pós-morte, ainda sem renascer em nenhum dos seis reinos do Samsara, que são: o reino dos humanos, dos animais, dos semideuses, dos deuses, dos infernos e dos fantasmas famintos.

As divindades das Sadhanas são a representação dos estados dos iluminados, dos Budas.

Rolpa é a exteriorização do que é interno, é a maneira de desenhar ou esculpir uma representação do que pertence ao que é interior, como acontecem nas mandalas das Sadhanas, onde as qualidades de um Buda têm uma representação.

Rolpa é o fundamento de todas as técnicas de meditação das visualizações das Sadhanas.

 

3-Dang – É uma transcendência tanto do sujeito quanto do objeto, é um estado de não materialidade.

É um aspecto interior, não é exterior, por isso é imaterial.

Você não consegue ver suas emoções, seus pensamentos, seu consciente ou inconsciente, sua personalidade e etc. pois eles não pertencem ao mundo material, e da mesma forma você não consegue ver o Dang.

Nossa energia não possui forma, e o Dang é a energia muito sutil do todo penetrante.

O Budismo ensina que somos parte do todo que existe, e não existe separação entre nós e os outros, e a visão de separação é uma ilusão que parece ser muito real. 

 

O objetivo do Dzogchen é integrar o Dang com o Rolpa e o Tzal, e isso se faz com as chamadas três práticas, que são:

1-A afirmação de que todos os fenômenos são o poder do estado de Tsal e Rolpa, que faz parte da série chamada mente.

2-Afirmando-se que os objetos são estados da nossa mente, isso se faz na série chamada espaço.

3-É a integração, e faz parta da série secreta.

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