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O Rigpa e seus Três Aspectos:
Tsal, Rolpa e Dang Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz) No conceito da verdadeira natureza da mente para
o Dzogchen, ela é chamada de Rigpa, e essa natureza é igual à dos Budas, dos
iluminados. O Dzogchen trabalha para reconhecermos o nosso
rigpa, que possui três aspectos, que são: 1-Tsal – Possui forma, cor e
materialidade. São todos os objetos externos, e eles possuem uma
representação de rigpa, a natureza dos Budas. Os seres humanos têm uma visão de que estão
separados de tudo, e a visão de reintegração de tudo, é justamente desfazer
essa visão da separatividade das coisas, pois o Budismo ensina que fazemos
parte do todo, e o todo faz parte da gente. Nos vemos como separados de tudo, é a visão que
todo mundo normalmente tem, mas o Budismo ensina que ela é uma ilusão. Nossos sentidos nos dão a impressão que estamos
separados, mas isso é uma percepção que reforça a ilusão da separação de
tudo. Para o Dzogchen o mundo externo também é uma
ilusão, o que existe é o interno que se projeta no externo. 2-Rolpa – É a dimensão do
sujeito, é interna, não externa e possui forma e cor. Não tem materialidade e ainda está além de nossa
visão ordinária, que são os métodos de todos os sistemas de meditação, onde
os praticantes do Budismo Esotérico vão além dos limites habituais da
experiência. No momento da morte de um praticante de Sadhanas,
as meditações com as divindades do Budismo Esotérico, essas deidades
aparecem no momento do falecimento que o Budismo Esotérico chama de Bardo. O Bardo é o momento em que o falecido fica no
pós-morte, ainda sem renascer em nenhum dos seis reinos do Samsara, que são:
o reino dos humanos, dos animais, dos semideuses, dos deuses, dos infernos e
dos fantasmas famintos. As divindades das Sadhanas são a representação
dos estados dos iluminados, dos Budas. Rolpa é a exteriorização do que é interno, é a
maneira de desenhar ou esculpir uma representação do que pertence ao que é
interior, como acontecem nas mandalas das Sadhanas, onde as qualidades de um
Buda têm uma representação. Rolpa é o fundamento de todas as técnicas de
meditação das visualizações das Sadhanas. 3-Dang – É uma transcendência
tanto do sujeito quanto do objeto, é um estado de não materialidade. É um aspecto interior, não é exterior, por isso é
imaterial. Você não consegue ver suas emoções, seus
pensamentos, seu consciente ou inconsciente, sua personalidade e etc. pois
eles não pertencem ao mundo material, e da mesma forma você não consegue ver
o Dang. Nossa energia não possui forma, e o Dang é a
energia muito sutil do todo penetrante. O Budismo ensina que somos parte do todo que
existe, e não existe separação entre nós e os outros, e a visão de separação
é uma ilusão que parece ser muito real. O objetivo do Dzogchen é integrar o Dang com o
Rolpa e o Tzal, e isso se faz com as chamadas três práticas, que são: 1-A afirmação de que todos os fenômenos são o
poder do estado de Tsal e Rolpa, que faz parte da série chamada mente. 2-Afirmando-se que os objetos são estados da
nossa mente, isso se faz na série chamada espaço. 3-É a integração, e faz parta da série secreta.
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