O Taoísmo, a Realidade e a nossa Idéia do é Verdadeiro

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Chung Tzu foi um sábio taoista que teve um sonho muito realista, sonhou que era uma borboleta.

Quando o mestre Chung acordou não sabia se a borboleta era o sonho, ou se sonho era ele ser um humano, e estava dormindo, para mais tarde acordar e ser uma borboleta de novo.

Com esse conto, Chung Tzu explica que a consciência é mais importante que a realidade, isso quer dizer nossa interpretação de realidade, nossas experiências são mais importantes que a verdade em si.

A vivencia que está na nossa consciência, o que experimentamos, mesmo se for uma ilusão, ainda é mais importante porque é o que vivemos, do que adianta existir uma realidade que não experimentamos? Ela acaba sendo inútil.

O que achamos da realidade é mais importante que é a realidade em si.

Para Chung Tzu não existia ninguém privilegiado por saber mais sobre a verdade, pois o que importa é experiência pessoal na vida, segundo o sábio.

Segundo o Mestre Tzu, ter uma opinião sobre a realidade não tinha valor, pois para ele o que importava não era a verdade, mas sim as nossas experiências.

Não importava uma verdade absoluta, o que importava era o que se passava dentro de nós com as vivencias, mesmo que fossem ilusórias.

Toda perspectiva de realidade era feita por um ser humano com seus próprios valores, então poderiam ser errôneas, Chung não acreditava na imparcialidade, acreditava que todos os julgamentos eram parciais, pois cada pessoas tem os seus valores e formas de enxergar o mundo, que são pessoais. 

A realidade para nós é o que enxergamos e nossos conceitos, então é a nossa realidade, não do mundo todo, isso é o que mais importava, sendo a realidade absoluta para cada ser diferente uns dos outros, cada um tem uma opinião, suas vivencias e consciência levavam a isso, só que para o outro que teve vivencias e experiências diferentes, além de que cada ser humano é único, então é impossível existir uma realidade igual para todos.

Hoje em dia existe um desrespeito muito grande a opinião dos outros, as pessoas não suportam quem pense diferente, isso vemos nas redes sociais, quem sabe se lendo o Mestre Tzu, as pessoas não passassem a se respeitar mais, a respeitar as experiências e vivencias do outro.

As pessoas brigam hoje em dia por suas verdades e gostos interiores, desqualificando a realidade e preferência dos outros. Não respeitam a história de vida que o outro passou, que formou sua visão de mundo.

Segundo a filosofia que estamos apresentando neste texto, não existe uma verdade correta, apenas interpretações da realidade, assim não existe um Juiz que possa decidir o que é real através de um debate.

Cada julgamento carrega os valores individuais dos indivíduos, isso os tornam incapazes de serem imparciais.

Para Chang Tzu, como um filósofo taoista, o importante é encontrarmos o Tao atreves de nossa perspectiva e experiências.  

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos