O Transcendente nas Filosofias Hindus do Vedanta, Samkhya e Tantra

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A filosofia na Índia e em outros diversos locais do oriente é voltada para o espiritual, na busca do autoconhecimento e de uma aproximação ou unificação com o divino.

Existem três filosofias hindus que influenciaram muito a Yoga, que são o Vedanta, o Samkhya e o Tantra.

 

1-Samkhya

O Samkhya é uma filosofia que dá ênfase a natureza, e é de onde veio o Purusha.

Purusha é a existência de ser que está além da natureza, e por estar além, ele governa tudo.

De acordo com o Samkhya existe o absoluto e um ser essencial, e esse ser se manifesta nas outras pessoas e na natureza, o que é muito interessante.

A natureza um dia se acaba, mas o que permanece é o absoluto, que é Deus, e nossas consciências e vidas também.

A vida é eterna.

 

2-Vedanta

Os Vedas abordam as experiências místicas de integração, de expansão da consciência para além de si mesmo, abrangendo outras pessoas ou até mesmo a divindade.

É vivenciarmos além de nós mesmos, além dos limites do ego.

Nessas vivencias místicas podemos experiência o absoluto, e é exatamente esse absoluto que é descrito no Samkhya.

A natureza é uma ilusão, mas o que existe por trás dela é o que é o verdadeiro, que é o absoluto.

A natureza é como um véu de ilusões, que é Maya, mas nós estamos apegados a ela, e para nos libertarmos dessa ilusão é preciso atingir o Nirvana, que pode ser conseguido de diversas formas, e uma delas é a Yoga.

Nós aqui no site também temos muitas técnicas para atingir o Nirvana, nós usamos as técnicas da Lei de Atração para isso, e se você quiser conhecer, está mais do que convidado.

O Nirvana vai trazer um desprendimento que nos liberta da necessidade de termos que reencarnar nesse mundo de ilusões.

O Nirvana nos liberta do ciclo do Samsara, que é o de nascimento e morte nesse mundo humano, nós podemos voltar a encarnar, mas não faremos isso mais por nós mesmos, mas para ajudar os outros, se assim desejarmos.

Porém é sempre importante tomarmos cuidado com os aproveitadores da fé alheia na crença hindu, pois muitos pregam o desprendimento, dizendo para você se libertar de seus bens, pegando todo seu dinheiro, e você indo morar na natureza isolada, praticando Yoga, ascetismo ou outras técnicas, ou trabalhando para esses aproveitadores, vendendo livros e arrecadando mais dinheiro ainda para eles.

As pessoas que fazem isso se aproveitam do desejo dos outros de atingirem o Nirvana.

 

3-Tantra

Na filosofia do Tantra se ensina que Deus se apresenta involuido na natureza, mas com o desenvolvimento dela vai se aperfeiçoando.

De acordo com o Tantra a natureza não poderia existir sem o princípio divino dentro dela.

O Tantra atua na reconciliação e harmonização do criador com a criatura, que é uma manifestação do divino dentro do mundo humano, material.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Escutar o Coração, a Intuição que leva a Evolução Espiritual

Sentimentos, Sonhos, Desejos, Coração e Evolução Espiritual

Aparência e Capacidades do Espírito – O Copro Átmico - Divino

Menu: