O Voto do Compromisso com as Boas Ações no Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Quando estivermos participantes do Budismo no treinamento mais avançado, ai então fazemos o voto do refugio.

Os votos são do refugio no Buda, nos seus ensinamentos e na comunidade de praticantes.

Após fazer os votos do refugio, ai então é bom dedicarmos nosso tempo a praticas construtivas.

O egoísmo é fonte de más ações, ações que fazem os outros sofrerem, aonde não nos importamos em causar sofrimento aos outros, e temos desejos ruins, como desejo de poder, de ganância, de gostar de coisas erradas e as fazer, então é claro que essas ações vão causar karmas negativos, e não costumam ser poucos.

A bondade que ganhamos na prática é o resultado do treinamento budista, e se colocarmos essa bondade em prática vai trazer karmas positivos.

Ações virtuosas e a bondade é o desejo de bem ao outro, então ações virtuosas também nos fazem progredir espiritualmente, elas anulam o apego ao ego.

Vista a importância de praticarmos o bem, o caminho que leva a iluminação tem oito preceitos, dos quais são seis dedicados a bondade, fazer o bem e nos abster do mal.

Buda listou diversos tipos de atitudes boas que de orientação para fazermos e praticarmos o altruísmo.

Desrespeitar o outro sexualmente, ter compulsão sexual, roubar, entorpecer a mente com drogas, e inclusive a bebida hoje em dia é uma droga legalizada, caluniar, cobiçar o que não nos pertence, ter ressentimento, e entre outros são atitudes que conduzem ao apego ao ego e conseqüentemente um maior sofrimento.

E se por um lado nos abstermos do mal, também tem orientações para fazer o bem, como proteger a vida, praticar a generosidade, ser gentil, pacificar desavenças, se alegrar com o bem aos outros, pensar em ajudar, fazer algo de bom para o outro, ter respeito, ser construtivo e etc. são ações que nos deixam mais felizes.

No budismo pode ser feito o compromisso de em fazer atividades positivas através do voto do leigo.

Fazendo as boas ações, e não as más, diminuem as oscilações de horas estarmos bem, e outras maus.

Então ficamos oscilando menos, e ficamos mais tempo no que é bom, e menos no que é mal.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Auto-aceitação, Humildade e Auto-estima

A Igualdade das Religiões

Rituais no Zen Budismo

 Voltar a Pagina Inicial