O que é Viver o Momento Presente

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Os pensamentos que passam em nossa mente nos tiram de vivemos o presente, isso porque quando estamos pensando, não vivenciamos o que estamos fazendo, mas prestando atenção do que se apresenta em nosso mundo mental.

Quando vivemos o momento presente, não nos agarramos a pensamentos, pois estamos vivendo o que nossos olhos vêem, o que nossos ouvidos escutam, o que nosso nariz cheira e etc.

Muitas vezes quando vemos, ouvimos, degustamos, sentimos um sabor, isso nos traz lembranças e outros tipos de pensamentos.

No caso das lembranças, isso é se voltar no passado, que é o que falamos, que a mente voltada para os pensamentos e imagens mentais, se distrai, mas quando está apenas observando, sem pensar, sem deixar se agarrar por pensamentos, ai você está vivendo o presente.

Para viver o momento presente, ou meditarmos, não podemos nos deixar agarrar por pensamentos, temos que deixá-los passar, assim não deixamos os pensamentos se desenvolverem, mas paramos com eles, e quanto mais treinamos, mais fácil fica.

Viver o presente e meditar são coisas que servem para melhorar a nossa qualidade de vida, para evoluirmos espiritualmente, e fazem técnicas de atingir o Nirvana, como na Yoga e no Budismo, onde são coisas muito importantes.

Estar atento ao momento presente é enxergar as coisas que estão a sua volta, sem que isso te deixe pensar em qualquer coisa, e continuar nesse estado de atenção.

Quando você faz uma atividade prestando atenção nela, é como meditar, pois você está se deixando pegar por pensamentos, e vivendo aquilo que se está fazendo.

O Monge Genshô ensina que é um excelente treino para viver o aqui e o agora, é fazer tarefas repetitivas e que não exigem raciocínio.

Fazer o que gostamos, vivendo isso, sem se deixar escapar por pensamentos, é uma vivencia muito gostosa, como ver um filme, ou algo que gosta na TV, dançar, entre outros.

Quando você vive o aqui e agora, não passam em sua mente pensamentos que trazem preocupações, stress pensando no trabalho ou no que tem que fazer, mas sim deixar isso tudo para lá temporariamente, pois também temos que cuidar de nossa vida.

Quando ficamos preocupados, isso nos tira o viver aqui e agora, mas nossa atenção fica voltada na preocupação, então sofremos, mas também não podemos deixar nossos problemas para lá, pois assim, dependendo do problema podem causar grandes danos a vida, mas é preciso também aprender a relaxar a mente, nos deixar viver o que no agora, sem pensamentos.

Porém muitos medos são ilusões e imaginações, e na maioria das vezes sofremos a toa.

Quando estamos preocupados e com medo, para tirarmos uma folga desses sofrimentos, podemos nos centrar no aqui e no agora, e podemos fazer isso com algo que gostamos, para ficarmos melhor, ou ainda, fazendo tarefas repetitivas.

Quando agimos pensando nas coisas, é porque estamos distraídos com elas, e não estamos vivenciando o momento presente.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Vinshu, o Preservador e sua História

É Fantástico o Autoconhecimento na Psicologia Junguiana ou Analítica - Individuação

O Processo que os Seres Humanos e Espíritos Passam para Se Iluminarem

Menu: