O que é Zazen

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Zazen é você se encontrar consigo mesmo, com sua mente, seu psicológico, sua intimidade, sua essência, e com isso trazer o autoconhecimento.

É perceber como as conexões mentais, emoções e pensamentos funcionam, nos libertando do que não é bom internamente, e mantendo e aumentando o que realmente é bom.

A meditação foi o que Buda fez para conseguir atingir o Nirvana, esse é o grande argumento Zen para suas práticas.

Zen significa meditação, é uma escola budista voltada toda para a meditação, para a expansão da mente que causa essa prática.

No Zazen o único foco de atenção é ficar olhando para a parede.

Geralmente o praticante vai a uma sala com paredes brancas, chão de tatame e senta em uma almofada virado para a parede, isso depois de ter juntado as mãos em que representa a junção de tudo, inclusive a de Buda com o aprendiz, é o gesto de Ganshô, que também é um comprimento e uma reverencia ao lugar que vamos fazer a prática, então giramos e cumprimentamos todos que estiverem no local, reconhecendo que todos tem a natureza Buda, para somente depois começar a meditação.

Na pratica os olhos ficam entreabertos, no meio termo, nem totalmente abertos, nem totalmente fechados.

A meditação é a manifestação de Buda, da sabedoria, da potencialidade do que somos, e de deixar de ser apenas uma potencia para se tornar realidade.

Na meditação do Zen é mais ou menos uma imitação da prática que levou Buda a iluminação, é como se o praticante fosse o mestre Sidarta Gautama, o Buda, o Iluminado.

A palavra Buda significa Iluminado, então é para nós também nos tornarmos como ele, um iluminado.

No principio da prática a duração do treino é de 5 a 20 minutos, depois estende-se de 30 para 40, e é aconselhado no Zazen que diferente de outras técnicas meditativas, que elas não passem de uma hora.

Depois de uns trinta minutos de prática o praticante se levante e faz o Kinhin, que é andar uns 7 ou 8 minutos sem perder a concentração e atenção, ou seja, permanecido em meditação, com passos bem vagarosos e concentração em nosso corpo.

Esse treino é para nos mantermos focados, atentos a tudo o que estamos fazendo, não fazer de forma distraída ou automática.

Quando fazemos esse treino, o Kinhin, é para treinarmos a ficarmos todo o tempo possível em meditação, em casa e nas atividades, assim nos aproximamos cada vez mais da iluminação.

Muitas vezes são usados Coans, que são perguntas sem respostas para ajudar a conseguir meditar.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos