O que é e o que não é Auto-estima

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Vaidade não é auto-estima e nem orgulho, existe essa confusão, esse engano, portanto fazer academia para ficar sarado, se vestir bem, ir ao cabeleleiro, fazer plástica, cuidar da aparência física não é significa ter estima por si mesmo.

A auto-estima é uma qualidade interna, vem de dentro para fora e não de fora para dentro.

Se sentir melhor do que os outros, se importar com superioridade também não tem nada a ver com ter estima por si, pode mostrar justamente o contrario, sentimentos de inferioridade inconscientes levam a esse tipo de comportamento.

Não busque a superioridade, mas sim se valorizar, se amar, reconhecer suas qualidades sem nunca se comparar aos outros, é de você para você mesmo.

Muitas vezes pessoas que passam a imagem de serem alegres, confiantes, ajudarem aos outros, podem estar querendo se mostrar, isso não é sinal de auto-amor, mas o contrario, uma insegurança de si mesmo, uma fragilidade revestida, querer reconhecimento e aprovação externa.

A auto-estima nos deixa seguros e não inseguros. 

A inveja também pode ser um sinal de baixo-auto-estima, pois desejar o que é do outro ou querer ser como ele é uma forma de não se valorizar ou o que tem, portanto para combater esse sentimento se valorize e tudo o que tem de bom, sem querer ser melhor do que ninguém.

Duvidar de si mesmo, de sua capacidade, de seu valor é uma característica de insegurança, é algo negativo perante a si, também é falta de estima por si mesmo.

Não confiar em sua opinião e sim na dos outros é um forma de duvidar de si mesmo, assim como falamos no parágrafo de cima, busque desenvolver autoconfiança.

Sofrer bullyng é uma forma de interiorização, causa sentimentos de inferioridade geralmente inconsciente, ou seja, que não temos consciência, não percebemos, e isso causa orgulho e arrogância como uma forma de compensar.

Ter características de perfeccionismo, buscar agradar sempre, querer reconhecimento também significa sentimentos de inferioridade inconscientes.

Assim como confundir auto-estima com vaidade, se gostar e se amar são comumente e erroneamente vistos como egoísmo ou influencia grande do ego. É como disse um amigo meu uma vez:

-Morre por dentro quem deixa de se achar especial de alguma forma.

É importante buscarmos nos valorizar, isso não é coisa de baixa espiritualidade, mas sim de alta, se não nos sentirmos superiores ou buscarmos a superioridade.

O remédio para tudo o que falamos sobre baixo-auto-estima é o autoconhecimento, é através dele que a auto-estima é alcançado, é um trabalho interior.

Conheça nossa seção de auto-estima e praticas com mandalas para aumentar ela:

Auto-Estima e Mandalas para Auto-Estima e Autoconhecimento.

 

Fontes:

https://www.somostodosum.com.br/artigos/autoconhecimento/mitos-e-verdades-da-autoestima-parte-2-14192.html

https://www.somostodosum.com.br/artigos/autoconhecimento/mitos-e-verdades-da-autoestima-14158.html

Intuição

Conhecimentos anteriores sobre auto-estima

 

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas