O que é o Budismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

O Budismo é uma religião que contem e dá destaque a sua Psicologia e Filosofia.

Algumas pessoas dizem que o Budismo é apenas uma Psicologia ou Filosofia, mas existem conhecimentos cósmicos, espirituais e praticas com rituais, isso configura com certeza que é uma religião a crença fundada por Buda.

Existe um ciclo para os humanos que é de morte e renascimento e se chama Samsara, isso quer dizer que temos uma morte física mas retornamos em outras vidas.

O Samsara é este ciclo, mas existe uma forma de pará-lo que é atingindo o Nirvana, esse é o objetivo do Budismo, assim como de outras crenças com uma linguagem diferente.

Para o Budismo o Nirvana e os processos mentais são os destaques.

A consciência abita um corpo, mas o corpo morre e a consciência permanece vivendo em outros corpos e em outros lugares, até mesmo após o Nirvana, ainda assim existem moradas em dimensões muito positivas para quem atingiu a iluminação.

O Nirvana para o Budismo é fruto de seguirmos o Nobre Caminho Óctuplo, que são um caminho de oito vias que trazem o autoconhecimento.

Para atingir o Nirvana o Budismo, assim como o Taoísmo utilizam muito a meditação, eles acreditam que são as formas mais rápidas de iluminação.

A história do Budismo conta que todos os seguidores do Buda atingiram a iluminação, isso é realmente possível se todos queriam e acreditaram que conseguiriam.

Buda talvez tenha sido muito convincente de ensinar a ter fé que seus discípulos conseguiriam. Eles acreditavam muito na meditação.

Tem um ensinamento de Buda que é assim:

 

O que você pensa, você cria.

O que você sente, você atrai

O que você acredita, torna-se realidade.”

 

Esse é o grande segredo de como conseguir a iluminação.

Os discípulos de Buda praticam meditação, seguem o Nobre Caminho Óctuplo e podem ter a fé que conseguiram atingir o objetivo que estamos falando neste texto, mas o principal é a crença.

O Budismo traz em seus ensinamentos também uma forma iluminada de pensar, ir na direção de ajudar o outro a partir do que é importante para o outro, não para agente.

Agente muitas vezes pensa que o que é bom para agente é bom para outro também, mas não porque cada um tem um tem vontades, sonhos e modo de pensar diferente, então uma das coisas que li e achei mais legais é fazer o bem baseado no que é importante para ele. Isso é um forma de Psicologia.

Uma coisa que é interessante no Budismo é que em cada local que ele se estabeleceu como Tibet, Japão, e outros países absorveu praticas e ensinamentos dos locais.

Cada escola budista tem praticas totalmente diferentes umas das outras, como por exemplo o Zen que tem a meditação Zazen, que é sentar e ficar olhando para a parede como único ponto de concentração, já o Budismo Tibetano tem a Sadhana, que é uma meditação totalmente diferente, com visualizações de mandálas e pratica de mantras.

A sadhana só é possível obter resultados recebendo a iniciação especifica de cada sadhana, e existem muitas.

Outras praticas diferentes do Zen com o Tibetano é que o primeiro tem Côans e a cerimônia do Chá, já o segundo tem divindades meditacionais, oráculos, astrologia oriental, viagem astral e etc.

Porém existem ensinamentos muito iguais nas escolas Budistas, principalmente no que se refere a Psicologia e conceitos de outras dimensões, cosmo e etc.

É importante aceitar o Budismo com tudo o que ele é e possui como: conceitos dimensionais, rituais, uso de velas, insenço, pedras, mandalas e etc., não apenas Filosofia e Psicologia, porque a religião do Buda é muito mais que apenas essas duas características.

O Budismo é psicologia, arte, religião e filosofia.

Para conhecer os pilares do Budismo acesse: O Nobre Caminho Óctuplo, As Quatro Nobres Verdades, A Vida Continua Sempre, Ensina o Budismo, nunca Acaba, mas Muda e Vida Após a Morte no Budismo. São textos feitos para conhecer o Budismo melhor.

Nosso site meditações com mandalas nos seguintes links: Mandalas e Mandalas para Autoconhecimento com Temática Budista, elas não precisam de iniciação, pode praticá-las que vai obter resultados.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas