O que é o Moralismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Uma das diferenças entre moral elevada e moralismo, é que o moralismo é quando exige a moral dos outros, e moral elevada é quando você pratica a moral.

As pessoas que são moralistas comumente não praticam tudo o que exigem do outro, e é comum não perceberem isso, ou saberem em parte.

A conduta do moralista está associada ao fanatismo, e muitas vezes ao orgulho, a rigidez, a vaidade e a não aceitação de que os outros não sigam uma moral que ele considera correta.

Quando o moralista age por orgulho ou vaidade, ele se sente superior aos outros por ter uma moral, ou por ter um moralismo, então critica e fala mal dos outros, por não seguirem o que é certo ou bom segundo sua visão, e assim se sente e se acha melhor que os outros.

Moral são conceitos de certo e errado, bom e mal. Mas como conceitos pode estar errado.

O moralismo é rígido porque não permite os outros seguirem conceitos de certo e errado, diferente dos conceitos moralistas, ou quando os outros não seguem, ou não tem uma moral, assim não existe o respeito e o livre pensar.

Devemos respeitar a todos, dos mais evoluídos espiritualmente aos menos, pois todos somos amados iguais para Deus, independente de quem sejamos, todos somos seus filhos e somos criações suas.

Deus presa sempre o livre arbítrio das pessoas, mas o moralista não respeita isso, e impõe aos outros sua visão do que os outros deveriam fazer ou ser.

Conceitos morais podem não serem o melhor aos outros ou as suas evoluções espirituais, por diversos motivos, incluindo a opinião de superioridade, que é uma coisa do ego, ou por causa da rigidez ou critica, pois nada disso traz emoções positivas, mas sim estados psicológicos negativos, não virtuosos.

Podemos ter uma consideração do que é certo ou bom, mas se isso não ser algo saudável, bom, deixar a mente vibrando mais positivo, e sim negativo, então isso não ajuda.

A moral que é praticada e faz bem, traz liberdade, saúde mental e emocional, que nos faz vibrar mais elevados, com maior bem-estar, felicidade, ai sim é algo que conduz a evolução espiritual.

É importante seguirmos uma moral, mas ela tem que ser saudável e aceitar o mundo como é, as coisas como são, e o livre árbitro dos outros, pois caso ocorra diferente disso é fanatismo, é uma visão distorcida da realidade que não saudável.

Aceitamos as coisas como são, e respeitemos aos outros, os bons e os maus, assim ficamos em maior harmonia com o universo, e evoluímos espiritualmente muito mais.

É bom ajudarmos os outros a evoluírem espiritualmente, mas precisamos agir conforme a liberdade dos outros, sem imposições ou obrigações.

Namastê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Fundamentos do Infinito e do Progresso Espiritual Eterno

Crenças Limitantes Referentes à Evolução Espiritual

O Caminho do Coração e o Caminho da Mente

Menu: