O que são o Ciúme e a Inveja para o Budismo

Por: Ryath

Essas duas emoções negativas podem nos fazer perder amizades e outros tipos de relacionamentos.

 

1-Ciúmes

É o ressentimento pelo outro ter ou conquistar algo que achamos que deveria ser nosso. Pode estar relacionado a possessividade, que é se sentir possuidor do outro ou de um objeto dele, também pode estar relacionado a insegurança, que é não se sentir capaz de ter algo por si próprio.

Esses dois fatores, possessividade e insegurança, são inconscientes, ou seja não percebemos que os temos, mas o autoconhecimento pode trazer a consciência e começarmos a enxergar eles.

O ciúmes e a inveja também são fatores que podemos não ter consciência deles.

Sentir posse, ciúmes, insegurança e inveja não significa que sejam fatores de pessoas egoístas, materialistas e não sensíveis, pessoas espiritualizadas também podem senti-los, e para elas é mais fácil enxergar.

A medida que se conhece todos esses quatro fatores explicados acima no texto em si mesmo, a medida que vamos enxergando, eles vão deixando de existir e nós vamos nos purificando dessas negatividades.

 

2-Inveja

Também é um ressentimento pelo sucesso ou posses do outro.

O invejoso não sente que consegue o que o outro conquistou, então existe uma falta de confiança em si ou na conquista, que é capaz de conseguir, então ele não quer que o outro tenha o que ele gostaria de ter para si.

Buda ensina que o que pensamos e sentimos atraímos, e que também o que acreditamos se torna realidade, então o invejoso por não sentir, ou pensar ou acreditar que conseguirá, não consegue.

Enquanto o invejoso não mudar sua forma de pensar, sentir e acreditar não vai conseguir.

O invejoso também normalmente não sabe que tem inveja, falta de confiança em si ou que irá conseguir o que deseja, mas a medida que toma consciência dessa situação fica cada vez mais fácil mudar sua situação.

Mas conhecendo um pouco já pode mudar sua situação, trabalhando para mudar seu modo de enxergar sua capacidade e usar a Lei de Atração para obter o que deseja.

 

O Budismo fala muito em insatisfação e sofrimento, tanto a inveja como o ciúmes levam a essas dois pontos que são tão comentadas na crença do Buda, pois são fundamentadas no que o outro tem e no seu sucesso, sendo que quem gostaria de ter é o ciumento ou o invejoso.

Para o Budismo o eu e o outro são a mesma coisa, no Misticismo Budista não estamos separados de tudo, mas somos parte de tudo e de todos, segundo essa visão, nos enxergando como parte do todo é regada de grande amor, então o que o outro tem é como se tivéssemos também, e amor pelo outro supera as emoções negativas, realçando as positivas, então ficamos felizes pelo outro ter o que tem.

A inveja e ciúmes trabalhando positivamente podem ser transformadas em admiração, que é quando você fica feliz pelo que o outro tem o que você também quer, mas você acha legal, é um trabalho de conscientização e transformação, objetivos do trabalho religioso.

A inveja e o ciúmes são impuros, já a admiração é pura.

Mas para conquistar essa pureza é preciso enxergar o próprio ciúmes e inveja, e os assumir, assim eles podem sumir, pois a tomada de consciência é que traz a mudança.

Aceite seus defeitos e imperfeições, só assim você pode se melhorar e conquistar a felicidade, vale muito a pena fazer isso.

A forma do Budismo trazer consciência é através da ética, moral, concentração e meditação.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos