O que são os Sutras e Tantras no Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A palavra Sutra é de origem indiana, que é o local de nascimento de Buda e do Budismo, e ele significa uma coleção de aforismos no Hinduísmo.

No Budismo já é diferente, essa palavra significa textos canônicos, ou seja, oficiais da religião de Sidarta Gautama, o Buda, é como a Bíblia é para os Cristãos.

Os Sutras geralmente são conversas onde o Buda ensina a seus discípulos e Bodhisattvas, onde também se descreve os ambientes que passaram esses ensinamentos, mas existem outras formas diferentes desses textos passarem ensinamentos oficiais da religião.

Existem Sutras considerados mais importantes do que outros em certas escolas budistas, e não são só ensinos de Sidarta, mas também de outras situações no decorrer da história que são relevantes para cada escola do Budismo.

O Budismo em sua expansão recebeu influencias constantes de todas as culturas por onde passou, e isso mostra as diferenças entre diferentes escolas budistas, pois a história da religião de Sidarta não acabou quando ele morreu, mas só estava começando.

No Budismo Esotérico ou Vajrayana tem como textos oficiais não somente os Sutras, mas também os Tantras, que são escrituras também e práticas, mas não são sexuais, são conhecimento repletos de simbolismo e um elaborado ritual para que os aprendizes progridam rumo ao Nirvana.

Eu acho os Tantras fantásticos.

Os Tantras são como os Sutras, mas não tem nenhuma referência histórica, como a vida e os ensinamentos de Buda, que ocorreram em certos períodos.

Os Tantras ocorrem nas Mandalas, e eles não tem um tempo certo a apresentar.

Os Tantras abordam iluminados conversando sobre a iluminação.

Nós Tantras não existem seres que não sejam iluminados, como nos Sutras, por exemplo os aprendizes de Buda, que de acordo com a história chegaram a iluminação, mas no período que eles são tratados ainda não eram pessoas que não tinham conseguido essa realização.

Nas mandalas não são abordados períodos históricos, e nem seres que ainda não atingiram o Nirvana.

Os Budas, iluminados, eles têm uma conexão com os praticantes que proporcionam uma vida boa e iluminada para eles.

Nos Tantras existem práticas de Yoga também, que são as meditações das Sadhanas por exemplo.

Existem milhares de Tantras, de mandalas, e eles tem que ter um entendimento sobre o caminho do Mahayana e o Budismo Indiano.

O Budismo Esotérico incorpora todos os Sutras do Mahayana, mas o que os diferencia em relação em escrituras, é que Vajrayana segue os Tantras também, por isso também é chamado de Tantrayana.

O Mahayana é chamado de Sutrayana.

Por isso também existe a divergência que muitas pessoas consideram o Budismo Esotérico, o Vajrayana, como não fazendo parte do Mahayana, enquanto outros dizem que fazem.

Então muitos dividem o Budismo em Theravada, Mahayana e Vajrayana, enquanto que para outros apenas em Theravada e Mahayana.

É necessário um professor qualificado para saber interpretar um Tantra corretamente.

Existem diferenças de Tantras das escolas Kagyu, Gelug e Sakya para as da tradição Nyingma.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Mentirosos Argumentos “Científicos” Contra o Espiritual e a Mediunidade

A Umbanda, o Nirvana e a Lei de Atração

Felicidade e Compaixão - Budismo

Menu: