O que é a Mente? – Psicologia, Budismo e Metafisica Espiritual

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo ensina que os seres humanos não sabem o que é a mente, falta a compreensão de sua função, de como ela atua e o que ela é, nós apenas vamos vivendo sem saber disso.

E apesar de não sabermos o que é a mente, ela é a responsável por toda a realidade, pois é a partir dela que vemos e interpretamos a vida, de acordo com a forma que somos.

Nós não sabemos o que está acontecendo conosco geralmente, e não dominamos o que é possível dominar para sermos mais felizes.

Para o Budismo Esotérico, a definição de mente é clareza, é o nosso universo interior, e ele não tem forma, cor, características físicas, mas existem estudos da psicologia onde o que temos dentro de nós, como o inconsciente, o consciente, o subconsciente, inconsciente coletivo, arquétipos, id, ego e super ego, sombra, persona, defesas psicológicas e etc são as coisas que fazem parte de mente.

Tudo isso que escrevemos que forma a nossa mente é como se fosse os órgãos internos, nervos, veias, músculos, tendões e tudo o que forma o nosso corpo, mas é o que forma nossa mente, que também não tem forma, características físicas ou que se possa ver, cores e etc.

Nós podemos ter imagens mentais, mas isso não é a mente, mas um produto dela, assim como o pensamento, que também é produzido mentalmente.

Nossa mente forma os pensamentos e imaginações, mas não eles são produtos da mente, e não ela.

De acordo com a tradição Kadampa de Budismo, a mente é como o céu, vazio, mas não tem cor e formato.

Para o Budismo Esotérico a mente é clareza, e é vazia como o espaço, não tendo formato, som, cheiro, propriedade tátil ou de gosto, que são o que nossa percepção física capta.

Porém o que vemos, sentimos, cheiramos, sentimos no tato ou no paladar mexe com nossa mente, pois produz pensamentos e sentimentos, e com isso as coisas são dotadas de significado para quem tem sensibilidade emocional.

Praticando o autoconhecimento e estudando Psicologia, é possível entender parcialmente a mente.  

No autoconhecimento conhecemos a nossa mente, não a dos outros.

Porem com a aquisição de autoconhecimento raciocinamos melhor, desfazemos ilusões, e isso nos ajuda a enxergar melhor os outros e o mundo, assim como a expansão da consciência nos leva a captar a mente dos outros, e isso nos ajuda a entende-la melhor.

Cada pessoa tem uma maneira de ser, e as pessoas estão demonstrando hoje que não tem tolerância para isso, e acham que são iguais a nós internamente, sendo que Deus não criou ninguém igual a ninguém, cada ser humano é único e não existe outro igual.

Na vida não existe um manual para ela, mas podemos entendê-la muito melhor praticando o autoconhecimento, assim podemos lidar melhor com a vida, podendo errar menos, e sabermos como extrair o melhor da vida, que é a felicidade e a forma de obtê-la.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Psicologia Transpessoal – Vida Após a Morte 

Nosso Corpo Divino e a Consciência – Nos Importarmos e Entendermos as Coisas

A Função dos Nossos Sete Corpos

Menu: