Os Cinco Agregados Mostrando as Transformações e Interdependências - Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Os Cinco agregados do Budismo são: o corpo, as sensações, percepções, formações mentais e a consciência.

Todos os cinco agregados precisam uns dos outros, pois mesmo o corpo e a consciência, não existimos sem eles, o Budismo Tibetano ensina que Temos sempre teremos um corpo e uma consciência, seja nessa vida ou em qualquer outra pela eternidade.

Existem três corpos e três mentes, que são: o Corpo e Mente Grosseiros, o Corpo e Mente Sutis e o Corpo e Mente Muito Sutis.

O Budismo Tibetano, Esotérico, ensina que sempre onde existe uma mente, existe um corpo, e da passagem de uma vida para outra perdemos os corpos e mentes grosseiras, mais a sutis sempre permanecem conosco.

Mas lembrando dos cinco agregados, todos eles são dependentes uns dos outros para existir.

O Budismo ensina que tudo é interdependente e que tudo muda o tempo todo, inclusive nosso corpo, constantemente estamos trocando todas as células de nosso corpo.

As vezes gostamos muito de um lugar, mas quando voltamos seja nossa vivencia boa ou ruim não é igual a outra vez que fomos, pois estamos em constante mudança. Isso ocorre porque o corpo, a consciência, as sensações, percepções e mente nunca tem uma vivencia idêntica, elas mudam e o tempo passado não volta mais, porém existe uma boa noticia nisso tudo, é que estamos com a consciência em constante melhoramento, o que é uma mudança, então a uma tendência de cada vez seja melhor, pois aumenta nossa capacidade de ficarmos bem, mas dependendo de nossas vivencias podemos ser menos felizes em uma existência, mesmo tendo aumentado nossa capacidade de felicidade, pois o que passamos como traumas, crenças limitantes e etc. podem ter deixado a vida pior, mas como um todo a tendência é sempre melhorar, mas não é uma regra.

Atingir o estado de uma felicidade maravilhosa é atingida com o Nirvana, é um grande progresso da consciência, então a pessoa atinge a paz.

Temos que aprender a estarmos bem mesmo na adversidade, escolha ser feliz apesar dos problemas.

Tudo o que importa nessa vida e sermos felizes, é para isso que existe o treino espiritual.

Muitos treinos levam ao sofrimento, Buda praticou isso no ascetismo, disse que não funciona.

O vazio no Budismo é um conceito que existe porque nada é igual, tudo e sempre diferente, então os cinco agregados nunca vão estar de forma igual, e eles são as partes que constituem um ser humano.

Para existir o ser humano precisa de mente, consciência (seja ela grosseira, sutil ou muito sutil), corpo (seja ele grosseiro, sutil ou muito sutil) sensações e percepções.

Por estas cinco partes serem constituídas do que é feito o ser humano, elas são dependentes umas das outras.

Tanto o nosso corpo está em constante transformação, no mínimo está envelhecendo, trocando de células, se tornando mais forte se fizermos exercícios orientados, ou mais fracos se os abandonamos.

A nossa mente nunca está igual, a consciência evoluindo, nunca vivemos internamente algo exatamente igual, então tudo está mudando.

Nossa percepção sempre capta coisas diferentes, pois quando passamos em um local nunca o vemos da mesma formam ou pelo mesmo ângulo, nunca passamos pelos mesmos movimentos os vendo, e assim como nós estamos em constante mudança, o mundo também, então uma rua que passamos um dia está mais empoeirada, ou mais limpa, mas nunca na mesma quantidade de sujeira.

Segundo o Budismo deixamos de sofrer quando percebemos que nada é permanente, faz parte do treinamento.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos