Os Ensinamentos Taoistas da Aceitação e Gratidão

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Taoísmo ensina que a comparação com outras pessoas pode nos fazer sentirmos humilhados, o que é uma forma de sofrimento, por exemplo: na escola um amigo seu tira nota 10, e você nota 4, então você ou seus pais comparam você com seu amigo, e você se sente inferior a ele.

Mas a comparação pode não somente nos fazer sentir mal, como por exemplo, temos muitas habilidades e feitos melhores que o de muita gente.

Fazendo a comparação você pode ver que sua situação é muito privilegiada perante a muita gente, como um mendigo por exemplo, é uma pessoas que foi abandonada pela vida, que está em muito sofrimento, você pode perceber que tem sorte na vida de ter um local quente e confortável para dormir, se alimentar bem e etc.

Na comparação você pode ver como é afortunado perante outras situações humanas, que mesmo que você esteja em situação ruim, existem outras piores.

Nossa consciência vive dentro de nós, e não imagine o que acontece com as outras pessoas, então dificilmente enxergamos a realidade do outro, mas enxergamos a nossa, e muitas vezes julgamos estar muito mal, que nossa situação é pior que a dos outros, porém os outros não contam suas dificuldades, e nós nem nos colocaríamos no local deles, e então para valorizarmos nossa situação, podemos ver como o destinos dos outros pode ser pior.

Então para o Taoísmo a gratidão é um ensinamento importante, pois mesmo estando em situações ruins, sempre existe algo de bom, porém desenvolver a gratidão é necessário trabalho interno e crescimento interior.

O Taoísmo também ensina a termos gratidão a situações ruins, quando nosso impulso é justamente o contrário, que é nos revoltarmos contra situações contrárias e prejudiciais, mas tudo de ruim traz algo bom, não é só a religião do Tao que ensina isso, mas o Budismo, a Umbanda e o Espiritismo.

Porém frente a nossa tendência de nos revoltarmos, a gratidão deve ser sincera, por isso a necessidade de desenvolve-la. Nem todos tem gratidão, na verdade uma minoria, mas é necessário desenvolve-la, mas com verdade, pois não podemos cobrar dos outros o que não tem, mas ajudá-los a ter, e mais ainda, entender o tempo que isso ocorre ou o livre-arbítrio do outro de querer seguir esse ensinamento.

No momento que coisas ruins na nossa vida causam sofrimento, se nos atermos a ela, ficarmos nos lamentando e reclamando elas vão causar mais sofrimento ainda, então podemos ver o ensinamento da gratidão como algo que vai nos libertar da dor, ou diminuí-la.

As pessoas ficam ressentidas com o que lhes acontecem de ruim, e é sempre importante reconhecermos nossas emoções e pensamentos sem reprimi-los, mas buscar a mudança também é algo muito bom, e usar essa técnica taoista para aceitarmos melhor as coisas ao invés de nos sentirmos remorsos sobre o que aconteceu, essa é uma técnica para diminuir o sofrimento, pois sofrendo menos a vida fica melhor.

Assim como o Budismo, o Taoísmo ensina a aceitação, ela diminui o sofrimento.

Aceitar o que ocorre conosco é um forma de diminuir a insatisfação e o sofrimento, e seguir adiante.

O Taoísmo ensina a aceitarmos o sofrimento, sermos gratos a ele e não sentir culpa pelo que acontece de ruim com a gente.

Namaste

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial