Os Oito Tipos de Sofrimentos - Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo tem algumas classificações para os sofrimentos ou insatisfações, vamos falar sobre a separação dos oito tipos de sofrimentos, que são:

 

1-Nascimento

Quando vivemos no útero de nossas mães, tendo esquecido sobre o conhecimento aprendido em outras vidas, não conhecemos nada.

A saída do útero para o nascimento causa o sofrimento, o de estarmos indo ao desconhecido, o fato de não termos enxergado ainda, isso traz muito medo e desconforto, pois estávamos acostumados a viver de uma maneira, mas depois o acontece é o desconhecido, o que nos causa incerteza e que qualquer coisa pode acontecer.

 

2-Envelhecimento

Envelhecendo vamos ter alguns tipos de sofrimentos, como a deteriorização do corpo, a perda da beleza, principalmente no mundo do agora, onde ela é extremamente valorizada pelos meios de comunicação, o que faz com que a perda dela seja dolorida.

Na TV o jovem está associado a beleza, e a medida que vai ficando velho, os atores e atrizes vão perdendo o emprego, e até mesmo começam a fazer papeis de vilões.

A extrema valorização da beleza, nos causa muita vaidade, e a perda dela pode causar muito sofrimento, se estivermos apegados a essa característica, pois da forma como o mundo é hoje, cria muito apego a vaidade.

É sempre importante treinarmos para nos desapegarmos do orgulho e da vaidade, assim não sofrermos com a sua perda.

A perda da saúde e vigor também causam limitações que trazem sofrimentos.

Tanto nosso corpo, como a mente podem não funcionar mais tão bem, e saber que isso é apenas um período e que a eternidade nos aguarda pode causar algum grande alivio, dependendo da forma como somos.

 

3-Doença

A doença causa sofrimento, ficamos mais fracos e vulneráveis com ela, e existem diversos tipos de doenças, tanto as menos problemáticas, como as mais graves.

Todos em algum momento da vida tem algum doença, excerto em alguns casos raros.

 

4-Morte

É a única certeza da vida, como dizem, e ela é indesejável por qualquer pessoa.

Só deseja morrer quem está sofrendo demais, e tirar a própria vida agrava muito o problema, ao invés de acabar com o sofrimento.

Nesse caso, sabermos que a vida é eterna e nunca acaba, ajuda muito a amenizar esse tipo de sofrimento, porém não completamente, pois as próximas vidas serão diferentes da atual, e não sabemos que tipo de dor teremos nesse caso.

O desprendimento do ego e de si mesmo acabam com a dor de sabermos que um dia morreremos, assim como alcançar a felicidade no Nirvana, e saber que ela continuará com a agente, garantindo que a vida, mesmo após a morte será boa.

 

5-Perda de um Amor ou uma Paixão

É o sofrimento de perdermos alguém do qual queremos estar perto, alguém que nos faz feliz, pois amor é isso, felicidade.

Ao atingirmos o Nirvana vamos desenvolvendo um grande amor, assim é a garantia que ficaremos bem, felizes, mesmo na perda de alguém que amamos.

Justamente por amar muito as pessoas e os seres, os iluminados, que são quem atingiram o Nirvana, sofrem mais com isso do que as pessoas normais, mas como amam muito suas realidades são muito boas, ele continuam vida sendo felizes, e isso compensa e muito a dor da morte.

 

6-Ser Odiado

Existem muitos inimigos não declarados a nós, no mundo atual é muito normal, são pessoas que no escuro de seus íntimos nos desejam o mal, nem sempre sabemos quem são, mas relações de inimizades causam algum sofrimento, principalmente no período escolar, onde isso é mais declarado.

Muitas pessoas tem que lidar com bullyng, preconceito, são muitas vezes mal vistos pelo outro.

Quando sabemos do nosso valor e apreço a nós mesmos, ai não precisamos da aprovação dos outros, podemos lidar bem com pessoas que não gostam de nós, ai então podemos nos desapegar das opiniões dos outros a nosso respeito com muita facilidade.

Nos preocuparmos com nossa imagem perante aos outros é comum, mas isso costuma trazer sofrimento ou insatisfação.

O que importa é como nos avaliemos, pois nos outros existem muita maldade e desejo de desvalorizar o outro para se valorizar.

 

7-Desejos não Realizados

Muitos desejos não realizados causam sofrimentos e insatisfações, as pessoas mais apegadas ao ego sofrem mais com isso, do que as que estão mais desapegadas, mas mesmo assim causam dor, principalmente quando os desejos estão atrelados a necessidades saudáveis de nosso interior.

Muitas pessoas desejam ser amadas, quando não são, terem melhores condições de abrigo e alimentação, quando não tem, terem segurança, quando estão em situações de saúde frágil ou de perigo, como trabalhar em locais perigosos e etc.

Isso não significa que devemos abandonar todos os desejos, no caminho do Meio de Buda, alguns desejos devem ser realizados, mais outros não.

Pelas más traduções das obras budistas, as pessoas acham que devemos nos libertar de todos os desejos, mas não, somente dos ruins.

Com o progresso do autoconhecimento vamos abandonando desejos ruins e adquirido bons, que estão atrelados ao bem maior.

Os iluminados desejam que os outros seres estejam bem, e para isso quando mais iluminados forem melhor, pois ficaram melhores internamente, e o Nirvana deixa as pessoas vivendo um paraíso, é muito bom.

O amor e a compaixão trazem consigo bons desejos.

 

8-Os Cinco Skandhas

Eles são: forma, percepção, sensação, consciência e atividade.

São dons perceptivos, é o que faz a existência consciente, e são a manifestação do sofrimento.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Fundamentos do Infinito e do Progresso Espiritual Eterno

Crenças Limitantes Referentes à Evolução Espiritual

O Caminho do Coração e o Caminho da Mente

Menu: