Os Opostos: Interiorização, Exteriorização, Espiritualidade e Materialismo.

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

Devemos nos dedicar ao espiritual e ao físico, e o autoconhecimento atua nesses dois tipos de atividade.

Aprendendo a lidar com as dificuldades, insatisfações e problemas do mundo físico desenvolvemos nosso interior.

O Zen budismo ensina que devemos trazer o budismo para o dia a dia, talvez seja isso que ele queira dizer, é vivenciar a ética, a bondade e os desafios da vida com o que aprendemos na religião.

Geralmente as pessoas vivem somente para o físico, outras somente o espiritual, mas reencarnamos para viver na realidade material (não materialista), porém também necessitamos do espiritual. Precisa existir um equilíbrio.

Freqüentar uma religião ajuda muito no autoconhecimento.

Somos seres espirituais vivendo experiências materiais.

Existem duas realidades: a interior e a exterior, que se influenciam mutuamente, assim o espiritual e o físico também se influenciam uns aos outros.

Viver o material com bondade, ética e ajudando no mundo físico são referencias de como lidarmos com o material, ele também depende de nossa sobrevivência, então necessitados trabalhar, descascar, comer, ter lazer, amigos, programas e etc.

Já o espiritual é freqüentar uma religião, ter uma fé, segui-la, estuda-la e suas revelações, fazer exercícios  que nos desenvolvemos interiormente e ter ensinamentos que vão despertar nossa consciência.

Espiritualidade significa que o que importa é o que está dentro de nós, interiorização.

Nós vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas são materialistas, e como conseqüência aprendemos a nos preocuparmos muito com aparências.

Precisamos nos preocupar com o que temos e somos por dentro, precisamos aprender a nos interiorizarmos.

Auto-estima não é lidar com aparências, se achar superior aos demais, mas sim com que somos de verdade. O que somos de verdade é o que temos dentro da gente, o nosso psicológico.

Psi significa alma, é o que somos por dentro.

Aparência não é o que existe de verdade, é como nos apresentamos ao mundo, o materialismo é assim, aparecias, comprar uma roupa chique para se aparecer aos outros, usar marcas caras.

Somos influenciados por esse modo de pensar que é tão predominante, mas se aprendermos nosso valor interior, sem se preocupar em fazer qualquer comparação aos outros, cada ser é único, tem suas qualidades e defeitos, então é muito mais fácil se desprender de aparecias.

A terapeuta budista Bel Cesar ensina que priorizar o mundo externo ao invés do interno atrapalha matarmos necessidades interiores.

Não é para ser materialista, de jeito nenhum, mas atuar no material sabendo que o que importa é o que está dentro.

Bondade, amor, alegria, felicidade, compaixão, vontade de ajudar, gostar do bem e ser uma pessoa boa, isso são coisas que possuímos em nosso interior, é algo muito bonito.

Também é importante não inflamar nossos egos com as nossas qualidades, nos acharmos superiores, nada disso, devemos nos valorizar sem nunca pensar ou querer ser melhor, igual ou inferior a ninguém, todos esses três fatores segundo o Budismo são formas de orgulho, não se importar com isso deixa a vida leve e mais feliz.

O espiritual deve ser sempre melhor que o material, mas necessitarmos viver nessas duas realidades.

Bel Cesar questiona o porque temos que fazer muita força para nos interiorizarmos, e ela chega a conclusão que isso ocorre porque a sociedade enxerga o se voltar a si mesmo com uma reclusão e isolamento.

Olhar para dentro não é reclusão e isolamento, pois nos ajuda a nos tornarmos pessoas melhores por dentro e por fora, ajudando inclusive na comunicação com os outros.

Como diz Jung: quem olha para fora sonha, quem olha por dentro desperta.

Bel Cesar elucida que voltar-se para si não é narcisismo ou egoísmo.

Voltar-se para si é voltar-se para a espiritualidade, não para o egoísmo que é o contrário.

Dentro de nós está o ser divino que reside na gente, e ele se tornará mais ativo quando nos interiorizamos.

Interiorização é autoconhecimento, contato consigo, não é egoísmo.

O egoísmo nos afasta demais do que somos por dentro, é o contrário da interiorização.

Podemos nos voltar para nós mesmos com espiritualidade ou egoísmo, uma traz autoconhecimento, a outra nos afasta do nosso interior, da realidade que somos por dentro.

Autoconhecimento somos nós enxergarmos a nós mesmos, tanto a ciência como a religião sabem da estrema importância do que é isso. 

É importante sabermos separar o que espiritualidade de materialismo, existe essa confusão, então recomendamos nossa seção: Textos para se Iluminar. Nela você irá aprender o que são coisas do ego, e o que são coisas da alma, esses textos ajudam a desenvolvermos autoconhecimento e sabedoria.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas