Pensar Além do Pensamento – Hishiryô

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Hishiryô é quando estamos meditando, fazendo Zazen, mas passam pensamentos pala nossa mente, mas nós não nos agarramos a eles, nem seguimos, deixamos eles passarem.

Se fizermos o Hishiryô, permanecemos em meditação, mas se por um lado nós nos prendemos ou agarramos o pensamento, damos atenção a eles, e engajam pensamentos uns atrás dos outros, então saímos da meditação.

O Hishiryô é conhecido como o pensamento além do pensamento, ou pensar sem pensar.

Quando surgem pensamentos durante a meditação, para permanecermos no Zazen, é importante descartá-los, e viver o presente, nem o passado ou ao futuro.

Quando você está vivendo o presente, você está no samadhi.

Para meditarmos corretamente é importante quando o pensamento aparecer, deixá-lo ir embora, é como o céu azul sem nuvens, como explica o reverendo Genshô, que não é perturbado por nuvens, elas apenas passam.

Genshô ensina que temos que ser como esse céu azul, quando passam nuvens, elas apenas passam, nada modifica o céu.

Outro exemplo que o reverendo zen budista ensina é, quando os pensamentos entram pela sua casa, que é a sua mente, deixa eles passalos, entrarem por uma porta e saírem por outra, sem permanecerem na casa. Não os convidem para ficar.

Não devemos pensar que os pensamentos são a gente.

A experiência na meditação é não nos confundirmos com nossos pensamentos, não nos identificarmos com eles, nos acharmos que somos aquilo cheio de idéias, imaginações, raciocínios e considerações.

Se durante a meditação passam pela nossa mente pensamentos de como somos, nos identificamos com o pensamento, mas essa idéia não é você, ensina o reverendo Genshô.

Os pensamentos nos afastam de nossa verdadeira natureza, ensina o reverendo Genshô, o que somos é algo unido a tudo o que existe, não existe de forma separada de tudo. Essa é a experiência mística do Zen, nos sentirmos e vermos integrados a tudo, não somos alguém separado de tudo, mas sim integrado a tudo.

Para o Budismo nos vermos separados de tudo é uma ilusão, mas sim nos vermos integrados a tudo, unidos ao cosmos e a tudo que existe.

A ilusão que o Budismo nos ensina, é que não existe um eu separado de tudo o que existe no universo, nos vermos como separados é a ilusão a ser destruída.

 

 Voltar a Pagina Inicial