Práticas e Princípios do Budismo Esotérico – O Vajrayana

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A iniciação do Vajrayana não é para começar no Budismo, mas é todo um ritual que vai transformar as práticas das Sadhanas, também chamadas de Tantras, em exercícios espirituais efetivos.

A iniciação não é um início no Budismo, mas um início nas práticas especificas do Vajrayana, que são meditações com mandalas, visualizações dessas mandalas, mantras, uso de símbolos como o Vajra e o Gantha, músicas e etc.

O Budismo Esotérico, o Vajrayana, tem a parte dos Tantras e dos Sutras, sendo que os Sutras são comuns a outras escolas da religião de Buda, mas as Sadhanas, são especificas do Tantrayana.

Tamtrayana é um outro nome do Budismo Esotérico, que cai muito bem nesse texto por abordar os Tantras.

O Vajrayana tem a parte filosófica, da qual pode ser estudada, outras formas de meditação, como Shamatha, que é similar a meditação do Zen, então antes de adentrar no Tantra, os praticantes podem fazer outras formas de meditação e estudar textos budistas.

O Budismo Esotérico teve sua origem na Índia, mas depois foi para o Tibet e também para o Japão.

No Tibet existem as escolas tradicionais Gelug, Nyingma, Kagyu e Sakya, que são vertentes do Tantrayana, e no Japão tem as escolas Shingon e Tendai.  Todas são vertentes do Vajrayana.

A palavra yana de Tantrayana significa veiculo, então é o veículo do Tantra.

O Tantrayana é uma pratica muito efetiva para a iluminação, e dentro da filosofia da compaixão essa pressa é para conseguirmos o Nirvana para ajudar outros seres, que é uma ideia do Budismo Mahayana.

As pessoas desejam a iluminação para serem muito felizes, e o amor é a felicidade, que nos leva a fazer o bem e a nos importarmos muito com os outros, então fazendo o bem com naturalidade, não de forma forçada, é formula para estarmos muito bem.

Estar bem é estar feliz, e isso tem muitos níveis, e com a conquista da iluminação esse nível se torna muito alto e muito constante em nossa vida, tanto que a vida se transforma em algo maravilhoso.

O Vajrayana absorve todos os ensinamentos do Mahayana, por isso muitas pessoas acham que o Budismo Esotérico faz parte dessa vertente budista da qual fazem parte o Zen, o Terra Pura e a vertente de Nitiren Daishonin.

Existem três preceitos para seguir o Vajrayana, que é reconhecer Buda como uma pessoa iluminada, desejar praticar os seus ensinamentos e ter isso como prioridade em sua vida.

O Budismo Esotérico tem essa visão de que ele seja prioridade em sua vida, isso para atingir a iluminação, ajudar os seres e consequentemente ser muito feliz.

Existem votos no Tantrayana, assim como em outras formas de Budismo, que é o de não fazer mal a outros seres, coisa que estão no Nobre Caminho Ócutuplo do Budismo.

O Budismo ensina a tomar refúgio na prática e nas cerimonias, além de relembrar os votos que fazemos nessa religião todos os dias. É importante relembrar a importância do Buda na vida do praticante, relembrar as práticas e a comunidade budista, o que exige dedicação.

Fazemos os votos de nos refugiarmos no Buda, nos ensinamentos (Dharma) e na comunidade budista (Sangha).

Existem cerimonias de refúgios nas comunidades.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Milagre e a Santidade

Treinamento e Apoio aos Outros Para se Santificarem ou Conseguirem o que Desejam

Um Caminho Tríplice para Atingir a Iluminação

Menu: