Respeitar o Livre Arbítrio das Pessoas

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuido pelos Mestres Ascensos)

Deus determinava todas as ações do universo, mas ele nos criou e deu para agente o dom do livre arbitro, qualidade necessária para a felicidade. 

Deus era o dono e comandante de todas as ações, mas ele nos deu esse dom que era seu.

Cada um é livre para ter as ações que quiserem, mas não é livre para que receber os frutos dessas atividades, estamos sujeitos ao karma, e a perdermos a liberdade em parte, ficamos presos em situações que não gostamos.

Os problemas nos aprisionam a situações desagradáveis, e também trazem lições para aprendermos, e concluindo o aprendizado o sofrimento acaba.

Sempre temos o livre arbítrio para escolher mudar ou não, então existem os que se transformam e os que não.

Não se transformar não é uma boa opção, pois continuamos os mesmos cometendo os mesmos erros, estando sujeitos a recebermos o karma de antes e a sofremos mais, o que poderia ser evitado se mudássemos.

A pessoa que deseja controlar os outros não respeita seu livre arbítrio, isso também pode acarretar karmas.

O correto é respeitarmos o direito de cada um de tomar as decisões que quiserem para sua vida, a não ser que sejamos pais e tivermos o dever de educar, mas existe um limite no que devemos ou não fazer, pois a maioria das pessoas são controladoras e acabam desrespeitando o outro pelo que desejam que ele faça.

Manipular os outros é o que as pessoas egoístas gostam de fazer, isso é a busca pelo poder que é decidir o destino de uma pessoa.

Deus respeita nosso livre arbítrio, o correto é aprendermos a respeitar também o dos outros, mas deixá-los sujeitos a lei dos homens ou a divina.

Podemos controlar a nós mesmos, mas aos outros é errado, isso resulta em karma.

Se tiramos a liberdade de alguém em algum lugar do futuro também vamos perder a nossa.

Muitos pais se metem na vida dos filhos impondo o que deve seguir, muitas vezes agindo debaixo do pano para que a vitima do controle não perceba. Essa pessoa perde a felicidade, é importante para ele buscar o autoconhecimento, pois isso o livrará dessa situação.

Quem é controlador pode mudar se desejar e buscar ajuda isso, seja do plano espiritual ou de algum terapeuta bioenergético.

Nessa situação só não consegue mudar quem é psicopata, e eles não querem mudar.

Quando as pessoas se libertarem do egoísmo, do materialismo, da frieza ai sim vão conhecer uma vida muito melhor, mais equilibrada e saudável.

Quando a pessoa é egoísta só enxerga o seu lado, não se importa com o outro, gosta de manter domínio e vai fazer isso, a maioria das pessoas são assim, e um dia vão colher os frutos do que plantaram.

É uma aperfeiçoamento respeitar os outros, não impormos o que gostaríamos que o ser seja ou faça, mas que seja ou faça o que ele decidir e o que for melhor para ele.

O Budismo e a Umbanda destacam que devemos ajudar os outros não de acordo com o que queremos para ele, mas o que ele deseja para si, desde de que não seja algo do mal, mas sim que faça bem aos outros.

Não somos donos do destino alheio, mas somente do nosso, sem enganar e manipular.

Muitas pessoas que se realizam em cima dos outros não respeitam seus livre-arbítrios, estão agindo errado.

Podemos sempre orientar com justiça e amor, sem influenciar, apenas falado, mas quem decide o que tem que fazer da sua vida é você próprio. Boas escolhas nos purificarão, más trarão sofrimento.

Fique com luz ser de luz

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas