Santa Sara Sincretiza com Egunitá, que Sincretiza com Deusa Kali

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Egunitá é a Orixá Feminina da Justiça, e seu fogo consome os desequilíbrios no campo da justiça e da razão, e isso contribui para o equilíbrio do indivíduo e consequentemente com sua evolução espiritual. 

Egunitá paralisa e consome as energias reduzindo o fogo interior de quem se desvia do campo da justiça.

Egunitá trabalha junto a Xangô, que é o Orixá Masculino da Justiça, que atua no fogo aquecendo, ampara e sustenta quem quem trabalha com sua qualidade.

A qualidade de Xangô é a justiça.

No sincretismo da Umbanda Santa Sara Kali é sincretiza com Egunitá, que é a santa do povo cigano.

Existe uma história religiosa que Santa Sara Kali foi uma cigana, e ela encontrou as três Marias que viram a morte de Jesus, e também se conta que ela foi uma iniciada e líder de seu clã.

Em suas imagens Santa Sara é uma mulher negra com um lenço na cabeça como os ciganos, e esse lenço representa a pureza e consagração a Deus.

Kali, a Deusa Hindu que tem o sobrenome Santa Sara, elas não tem relação, mas muitos a fazem.

Kali representa a morte do ego, a essência e de tudo, tem muitas características de Egunitá, inclusive em algumas mitologias ela é esposa de Shiva, cujo sincretismo entre a Umbanda e o Hinduísmo, ele é Shiva, cujo fogo purifica e traz a transformação.

Lembrando que Egunitá é a Orixá que faz par com Xangô na Umbanda.

Existe uma mitologia que conta que Shiva e Durga travaram uma luta contra um demônio, e não tinham sucesso porque cada gota de sangue desse ser trevoso que caia, dela surgiam serres malignos.

Então surge Kali que corta a cabeça do demônio e bebe todo o seu sangue.

Kali é a ceifadora dos seres desvirtuados, é o mesmo trabalho que Egunitá faz, pois ela com sua ação põe fim ao desequilíbrio.

Egunitá e Kali trabalham na justiça, e as pessoas más são injustas, pois só veem seu lado e não se importam com os outros.

Na balança da justiça é desequilibrada quando se pesa a si e aos outros, pois não se importar com os outros não possui peso algum, e o de se importar somente consigo mesmo é o mais pesado, então uma alça desce com o peso, deixando a balança em desequilíbrio. 

No Hinduísmo a Deusa Kali é libertadora, pois acaba com os ciclos de reencarnações dos fiéis, fazendo eles atingirem o Nirvana.

Kali é libertadora, tem muita força e intensidade. É a senhora do fogo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Tudo Existe Dentro de Nós

Os Vedas e as Pessoas que Lidam Mal com a Religião e a Vida

Jesus e Sempre Praticarmos o Perdão

Menu: