Satori – A Integração

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

Satori é uma palavra que em japonês significa entender. Essa palavra é usada como sinônimo de iluminação, nirvana e samadhi.

O samadhi é a mente se integrando ao todo, não vendo separação entre nós e os outros, somos todos parte uns dos outros, é uma expansão da consciência abrangendo mais do que a si mesma.

Integração é uma experiências místicas da consciência que para os iluminados é algo constante

Além da integração a iluminação também traz uma libertação dos conceitos de espaço, forma e tempo e nos dá a faculdade de sentir a realidade, o que é verdadeiro, saindo de ilusões, mas não por completo.

Uma experiência temporária de viver o Nirvana se chama Kensho, já a conquistá-lo permanentemente é Samadhi.

Sim, o Nirvana pode ser experienciado por não iluminados, mas vivenciá-lo para sempre é o objetivo do Budismo.

O Buda quando conquistou o Samadhi sentiu algo tão bom, tão feliz que quis todos os seres também conseguissem aquilo, então sempre instruiu seus discípulos a ajudarem os outros a também consegui-lo.

Buda dizia que era para ajudar os seres a terem integração permanente por compaixão.

Integração é tomar um copo de leite, comer arroz ou qualquer outro tipo de comida e bebida se vendo como parte da comida e da bebida, não só dele como também do prato, garfos e mesa.

Integração é ver TV e se ver como parte dela, dos atores, jornalistas, da obra e etc. Em convivência com os amigos também é se ver como parte deles.

O amor é muito importante na conquista do satori, é essencial, isso é felicidade e completude, por isso os Budas gostam muito de ajudar, se doar.

Certa vez um iluminado que comandava um grupo aprendizes fez um vídeo na noite de Natal em que ensinou:

Natal não é só um dia família, mas é todo dia, é o se doar, ajudar, amar.

Ele treinou seus discípulos para conseguirem o satori e se doarem aos outros.

Para ele todo dia é especial porque é muito feliz, e a felicidade se constrói com amor verdadeiro, se doando e ajudando, isso faz parte da completude, todo dia é para ser como o natal que é algo que as pessoas gostam muito.

A expansão da consciência também traz uma intuição mais forte, sendo capazes de captar a realidade sem ter que passar pela experiência.

É como disse o Senhor da Luz Prateada: quando você diz para uma criança não enfiar o dedo na tomada, ela vai e enfia e toma um choque, assim tem que passar pela experiência para conseguir o aprendizado, já no Satori é diferente, não precisamos passar pela experiência para adquirir conhecimento, isso não significa onisciência, mas é uma forma de intuição.

Um iluminado pode cometer erros de entendimento, não sabe tudo, mas ele também tem experiências de intuição e expansão da consciência, pois sua mente e emocional podem abranger mais do que os olhos podem captar, muitas vezes eles captam informações sobre os outros, isso é uma forma de ampliação da percepção. 

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas