Semelhanças da Yoga com o Budismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

A Yoga e o Budismo se influenciaram muito do decorrer da história e tem muitas semelhanças.

Buda nasceu na Índia, foi praticante do hinduísmo e absorveu conceitos e práticas, como a forma de sentar na posição de lótus para meditar, acredito que essa influencia também atingiu o Taoísmo que medita da mesma maneira.

Nos Yogas religiosos assim como o Budismo também se acredita em Karma, vidas futuras, Samsara e Nirvana.

O Samsara está ligado a alguns tipos de apego que temos que nos libertar, ficamos renascendo e morrendo em diversas vidas até atingirmos o Nirvana, que é uma espécie de paraíso, traz uma felicidade gigante e plenitude.

O karma é o resultado de nossas ações, sendo boas ou más elas voltam, trazendo o bem ou o mal para nós.

O conceito de avidya existem em abas as praticas, que significa ilusão, realidade distorcida, pois antes de atingirmos o nirvana temos algumas ilusões vindas de nosso apego.

O Nirvana é chamado de despertar, que é despertar de ilusões e atingir a sabedoria, porém quem atingiu essa patamar ainda tem ilusões, mas não vindas de formas do apego que se libertou.

A ilusão de avidya trazem Kleshas, que são emoções negativas como o apego, raiva, arrogância, entre outras. Tudo isso muda com a iluminação.

O caminho para o despertar é ver as coisas como são, não tudo, mas o que estiver relacionado aos Kleshas.

Para o Budismo assim como a Yoga é de fundamental importância enxergar a realidade, com isso se consegue o samadhi, a iluminação e também atenção.

O samadhi é o principal objetivo da Yoga e do Budismo, e para isso alem de realizar praticas ou exercícios espirituais é necessário praticar a bondade, amor, compaixão e ética, isso é chamado de yama e niyama.

Yama se refere à ética universal, já o niyama é a ética pessoal, já na religião de Buda é chamado de shila.

Praticando a Yoga mais o Budismo um se soma ao outro acelerando o autoconhecimento, então só ajuda.

Existem ainda diferenças importantes entre esses dois caminhos, o Buda rompeu com a prática ascetica do Hinduísmo, tendo a praticado por anos tentando atingir o Nirvana, não conseguiu, concluiu que ela não traz a iluminação.

O ascetismo prega que não devemos realizar desejos mundanos (do mundo), ainda tem praticas sofridas de automortificações.

Buda vivia se alimentando de prána, de luz, quase não comia, segundo as escrituras chegou a um só grão de arroz por dia.

Buda abandonou o ascetismo, se alimentou bem para ficar forte e atingir o Nirvana, então conseguiu.

Buda subistituiu o Caminho do Meio no lugar do ascetismo, onde disse que ao invés de não realizar todos os desejos mundanos, devemos realizar uns e outros não, também aboluiu técnicas de automortificação.

Outra diferença é que o Hinduísmo diz que existe uma alma que não se modifica, já de acordo com o Buidmso tudo muda, não existe nada permanente, a vida é eterna, mas sempre está em constante transformação.  

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas