Shinê, a Meditação da Tranqüilidade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Essa é uma das primeiras prática do Budismo Esotérico, pois ele é gradual, a medida que vamos acostumando a mente com praticas mais iniciais, então somente ai vamos poder avançar.

O preparo da mente é importantíssimo.

No Shinê a pratica consiste em sentar com tranqüilidade, confortavelmente e repousadamente, então prestamos atenção em somente uma coisa, seja na respiração, ou em uma flor, ou na imagem de Buda ou em outro foco.

Nesse processo de meditação, então, percebemos que na mente pensamentos e emoções vão e vem.

Fazendo essa prática podemos perceber que tudo muda, que a mente também, ela não é estável, mas oscila entre um pensamento e outro, entre um sentimento e outro.

O que o Budismo busca é desenvolver o Nirvana nos seus praticantes, que é estar muito bem, em uma espécie de paraíso.

O Shinê nos desenvolve a estabilidade mental, e isso justamente ajuda com as outras práticas do Budismo Esotérico. 

Sem estabilidade não conseguimos trabalhar o desapego ao ego e mudar as emoções aflitivas.

No Shinê podemos enxergar os pensamentos e emoções que trazem medo e esperança, os que nos deixam bem ou mal, as pessoas que buscam realmente a iluminação gostam do que é bom na nossa mente e emocional, e procuram mudar o que é ruim, pois desejam a felicidade estável, que é o objetivo do Budismo.

Porém o medo de perder o que é bom não nos deixa tranqüilos, e sim intranqüilos, e o resultado disso é que lutamos para manter o que é bom e nos deixa bem.

A pratica da Meditação da Tranqüilidade, e dá para entender agora o porque deste nome, é que não precisamos lutar ou sofrer, mas sim conseguir a paz, e sem é claro acabar com os pensamentos e emoções.

O Shinê nos dá paz e tranqüilidade, assim podemos seguir com as praticas tranquilamente.

E com essa pratica podemos ver por um estante a real natureza da mente.

A Meditação da Tranqüilidade além de ajudar as praticas seguintes, também desenvolve o autoconhecimento, ou seja, ela em si já nos aproxima do Nirvana, mas é muito importante entendermos que não é para acabar com os pensamentos e emoções, mas ficar em tranqüilidade com eles.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Auto-aceitação, Humildade e Auto-estima

A Igualdade das Religiões

Rituais no Zen Budismo

 Voltar a Pagina Inicial