Tai Chi Chuan, um Caminho do Taoísmo para o Tao

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Tai Chi Chuan foi criado por sacerdotes taoistas em retiros espirituais, com o objetivo de poderem permanecer muito tempo em meditação, pois essa arte que surgiu do Taoísmo tem como o principal do caminho espiritual a meditação, e se meditarmos em movimento mantemos a circulação boa, ao mesmo tempo que se permanecer muito tempo sentado pode prejudicar a saúde, o mesmo ocorreu com o Zen Budismo na pratica chamada Kinhin.

O Kinhin é a meditação andando, e é utilizada também em retiros espirituais para os praticantes não ficarem muito tempo sentados.

O Tai Chi Chuan traz muitas vantagens como o autoconhecimento, a saúde e a energia.

A palavra Tai Chi significa o perfeito equilíbrio entre Yin e Yang, de tal forma que permaneçam em unidade.

O Tao é a unidade, que é também a soma de tudo que contem o seu oposto.

O Tao é o caminho do Taoísmo, que é a integração com tudo o que existe, e isso é uma forma de Misticismo, de expansão da consciência, onde ela abriga mais do que a si mesmo, mas tudo.

A palavra Chuan significa flexibilidade, agilidade e punho, no que se remeta a uma arte marcial.

O Tai Chi Chuan é uma meditação, mas também uma arte marcial.

O Tai Chi Chuan visa nos levar a um estado de perfeita harmonia energética gerando um grande equilíbrio. 

O Tai Chi Chuan trabalha nossas energias e cultivo espiritual, ele trabalha com seqüência de movimentos de artes-marciais que proporcionam um trabalho energético e também uma filosofia taoista.

Para trabalharmos bem o Tai Chi Chuan precisamos aceita-lo como arte marcial também, pois precisa realizar os movimentos corretamente. Se não fizermos isso prejudicaremos o trabalho, e já que ele visa o autoconhecimento e equilíbrio, vale muito a pena trabalhá-lo corretamente. 

Muitas pessoas acham que a pratica espiritual não pode englobar artes-marciais como formas de violência, porém antigamente os guerreiros treinavam a artes marciais, tanto sem espadas, como com espadas, e mantinham a paz e a segurança com eles, não permitindo que bandidos causassem grandes sofrimentos, assim como serem escravizados por outros povos e etc.

Além de tudo isso se os guerreiros trabalhassem também o lado espiritual, sua integração ao tal. quanto mais bondosos seriam, e quanto mais corretamente agiriam, então é algo muito bom uma arte-marcial que cultive a bondade e a integração com o Tao.

A meditação, que inclui a pratica do Tai Chi Chuan, segundo o Taoísmo é instrumento mais forte para atingirmos o Nirvana, então quando as pessoas atingem isso, se tornam extremamente felizes, e constantemente, sem perder esse estado bom, então é algo maravilhoso, tem como meta o bem maior.

Os movimentos do Tai Chi são expressões do Tao, que é o caminho, que devemos seguir com humildade, sensibilidade, equilíbrio e consciência.

Nessa arte-marcial que estamos abordando tem aspectos filosóficos, coreográfico e energético, e dependendo do mestre vai ressaltar um ou outro desses aspectos.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Praticas para Aumentar ou Obter Auto-Estima

Ter Razão em uma Briga não Traz Nada de Bom, Diferente de Praticar o Amor

Pratica com o Terço Católico Para Evoluir Espiritualmente ou para Cura com Afirmações

 Voltar a Pagina Inicial