Taoísmo VS Confucionismo – Moral e Liberdade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Confúcio não estava satisfeito com a política corrompida, então ele criou um sistema ético e moral para que isso não ocorresse, e havia a pratica de seus princípios não somente pelo governador, mas também pelo povo.

O Confucionismo foi visto como uma filosofia moralista e conservadora.

O Taoísmo apareceu como uma reforma ao Confucionismo, e desenvolveu uma filosofia própria, ensinando sobre o Tao, que significa caminho.

A princípio os taoistas criticavam o excesso do humanismo confucionista, eram contra a busca do status e autoridade moral.  

Os taoístas ensinavam em sua filosofia que o Tao é eterno e imutável, que o intelecto humano é marcado pelas formas e interpretações.

O Tao está alem das interpretações, é uma experiência de iluminação indescritível, mas que também é o caminho que leva até essa iluminação.

A divergência entre o Taoísmo e o Confucionismo é justamente as pessoas se conformarem em apenas em seguirem normas boas, e não buscarem nada além disso.

As pessoas se comportando apenas bem, não buscando a sua experiência própria.

O Taoísmo era contra a idéia das pessoas se comportassem somente como o Confucionismo ensinava, não buscando outras formas de agir.

Os confucionistas davam grande valor à educação, e através dela o ensino moral e do bem, e os taoístas viam isso como um aspecto limitante.

Quando aprendemos uma linguagem, aprendemos a ver o mundo através dela, instituindo um Tao particular a um individuo.

O Tao que está além de conceitualizações e formas é o verdadeiro, e cada pessoa é única, buscando em seu próprio caminho a experiência iluminadora.

O Taoísmo queria levar as pessoas para seu Tao incompreensível, enquanto Confúcio ensinava o caminho como deveria ser.

O Taoísmo valoriza a espontaneidade, que o individuo busque sua própria forma verdadeira de agir livre, e o Confucionismo queria ensinar esse caminho como deveria ser.

No Taoísmo existem práticas e orientações para as pessoas serem espontâneas, e encontrem o seu próprio caminho, que só pode ser vivenciado e não explicado.

Apesar de buscar a liberdade e verdade interior no Taoísmo também tem restrições, a própria forma de não seguir os ensinamentos já estabelecidos é uma restrição.

Outra restrição do Taoísmo é que não é somente nós que devemos agir livremente, mas o outro também, e devemos ter essa consideração, só assim pode haver justiça.

A ética do Taoísmo ensina a não interferimos no caminho dos outros, eles devem buscar seu próprio Tao.

O Taoísmo ensina que não temos direito de interferir no caminho dos outros, isso não nos diz respeito.

Outras restrições são evitar idéias absurdas, metodologias unilaterais e normas ditadoras, respeitando a individualidade de qualquer um, respeitando o livre arbítrio das pessoas.

Depois com o passar do tempo o Taoísmo absorveu o pensamento religioso, metafísicas, rituais, oraculo e composto de uma gama muito grande artes, técnicas de saúde, cura, equilíbrio e etc.

A maioria das pessoas são egoístas e materialistas, não se importam com o bem, mesmo ele existindo, então mesmo aderindo a filosofia de Confúcio ou do Taoísmo seguiria um caminho errado, e se entra-se no governo tentaria tirar vantagem própria e pouco se importaria com os outros, só se buscassem a mudança, abandonarem a maldade, o egoísmo e tudo o que as torna desse jeito, ai sim poderiam ser boas pessoas.

Mas as boas pessoas sabendo de um método bom para agir o seguiriam, mas atingindo sua verdade interior, através de seu próprio caminho, talvez a evolução espiritual fosse maior, mas não teria normas boas para se estabelecer, podendo agir mau sem saber, ou por influencia de um manipulador, então ambas as doutrinas tem vantagens e desvantagens, se considerarmos a espiritualidade ou a falta dela.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos