Um Buda Ainda tem Insatisfações

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Buda ensina nas Quatro Nobres Verdades, ensinamento fundamental para o Budismo, que existe a insatisfação, mas ele não diz que a insatisfação será exterminada.

Buda ensina que existe o Nirvana, que é um contentamento com a existência, que existe independente de estar insatisfeito.

Isso quer dizer que um Buda também fica insatisfeito e também sofre.

Buda significa iluminado, é um nome usado para qualquer pessoa que tenha atingido o Nirvana, mas normalmente é usado para o fundador do Budismo, que é Sidarta Gautama.

Sidarta não é o único Buda, existem muitas pessoas que já atingiram o Nirvana, um numero gigantesco, incontável.

As insatisfações não acabam com o Nirvana, os Budas por se importarem muito com as pessoas, ficam normalmente insatisfeitas quando elas so

frem ou morrem, além de sentirem também saudade e tristeza.

Os Budas tem um desapego muito grande de si mesmas, aceitam mais facilmente o sofrimento delas, mas não com relação aos outros, normalmente sempre tentam ajudar, pois adoram se doar e amam muito as pessoas, por isso também podem sofrer decepções.

O Nirvana é uma realidade maravilhosa, é o paraíso, as pessoas ficam bem demais quando atingem este estado, imensamente felizes, mas não acabam os desafios da vida, os aprendizados e nem as insatisfações.

O Budismo não é muito bem traduzido, então acontecem algumas confusões, algumas más compreensões.

Nem tudo que parece é na linguagem budista.  

Um Buda também é humano, tem defeitos, dificuldades e limitações.

Se estudarmos a história dos iluminados, vamos ver diversas insatisfações que eles passam, além de dificuldades.

Confúcio desejava governar e ajudar nos governos, mas foi expulso de seu posto, então passou a vida tentando uma carreira política, e passou seus últimos dias desolados por não conseguir, porém ele deixou uma escola de pensamento da qual muitas pessoas se beneficiaram.

Confúcio era um iluminado, e queria ajudar as pessoas.

Gandhi também foi, toda sua luta é baseada na insatisfação de como as coisas estavam em seu pais, então ele quis mudá-las.

Essas são histórias de altruístas que tiveram grandes insatisfações, no caso de Gandhi, o levou a praticar a desejar ajudar, libertar as pessoas de sofrimentos e injustiças.

Muitas insatisfações levam ao bem, a queremos mudar as coisas, o próprio Sidarta teve insatisfações, pois queria ensinar para que o maior numero possível de pessoas atingissem o Nirvana, pois ele é o paraíso, e ameniza muito insatisfações e sofrimentos. Buda queria que as pessoas ficassem muito bem.

A insatisfação para as boas pessoas, e principalmente para os iluminados, os dirigem para o bem, para eles fazerem algo bom.

Os iluminados não ficam satisfeitos perante o sofrimento dos outros, querem fazer algo para mudar.

A caridade, a compaixão, o trabalho no bem, deixam as pessoas felizes, pois é amor, que é um sentimento muito agradável e positivo.

Os Budas amam demais.

 

Namaste

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

 Voltar a Pagina Inicial