Um Caminho de Felicidade para o Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Costumamos pensar muito em nosso sofrimento e felicidade, mas para encontrar essas coisas, a solução que o Budismo oferece é muito simples, que é pensar mais nos outros e buscar ajuda-los, e não pensar tanto em si mesmo.

Pensar na nossa felicidade é algo que nos impulsiona para a busca do crescimento interior, do autoconhecimento, mas nem sempre é fácil parar de pensar em si, principalmente se estamos sofrimento.

E para pensarmos mais nos outros, sem reprimirmos nossos sofrimentos e necessidades próprias, o Budismo oferece o caminho do autoconhecimento.

Existe um ensinamento do Zen que é assim: quando nós buscamos o autoconhecimento, pensamos em nós mesmos, e quando nos autoconhecemos, paramos de pensar em nós mesmos, aí pensamos nos outros.

Pensar nos outros é importante para a nossa própria felicidade, mas precisamos dar atenção a nós mesmos, pelo mesmo motivo, mesmo se formos iluminados, pois ainda temos muito o que aprender, e isso sempre teremos, não podemos negar as nossas necessidades, inclusive a de crescimento interior.

Temos que saber quando dar atenção a nós, e quando devemos dar atenção aos outros.  

A iluminação não é a perfeição, então ainda somos passiveis de erros e de sofrimentos, e precisamos lidar com eles também, sem deixar de ajudar os outros.

A frustração e a raiva perante os problemas nos prejudicam em ajudarmos os outros, mas muitas vezes os iluminados também ficam assim, o que é normal, todos ficam.

É importante termos a sobriedade de entendermos os outros e suas dificuldades, assim como as nossas, somos todos humanos, e os iluminados também, não somos divindades, somos aprendizes da vida.

Amar a todos inclui amar a si mesmo, pois fazemos parte de todos.

Compaixão e autocompaixão, para sermos saudáveis e felizes.

Se sabemos confortar as nossas dores, também podemos fazer com os outros.

O ideal budista é que todos trabalhemos para a nossa iluminação e de todos os outros.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Recursos Energéticos e Espirituais que Ajudam os Católicos nas Missas

A Meditação e Misticismo Cristãos, os Níveis de Santidade e as Filosofias Orientais

O Fim de Atlântida e a Arca de Noé – A Mesma Parábola ou Mitologia de um Jeito Diferente

Menu: