Viver o Aqui e Agora e a Linguagem Budista

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Zen ensina a esvaziar e mente e viver o aqui e agora, desfrutando do instante, sem se voltar ao passado ou ao futuro.

Viver o aqui e agora não é deixar de ter sonhos ou vontades que vamos realizar no futuro, mas é conseguir deixar de pensar nelas no momento, sem que os sonhos ou desejos saiam da mente. 

Vivenciar o agora é deixar de pensar agora no futuro, mas o desejo ou sonho continua dentro de nós, apenas não pensamos nele no momento presente.

Os sonhos e vontades são a motivação que nos faz querer viver, sem eles a vida perde a graça, apenas deixamos de pensar neles para desfrutar o momento, mas eles vão continuar existindo, e é bom que continuem.

São duas coisas diferentes: vivenciar o agora e termos sonhos e vontades, mas por causa da linguagem que usamos, parecem ser diferentes, é como o falar que o Vazio é o Absoluto, se eles fossem coisas realmente contraditórias, não seria possível ao conquistarmos a vacuidade, e ao mesmo tempo sermos plenos.

Muitas pessoas acham que o Budismo ensina a não termos desejos, mas o Caminho do Meio nos mostra que não é isso, pois seguindo esse principio sabemos que podemos realizar alguns desejos mundanos e outros não.

O Caminho do Meio é exatamente o que abordamos acima, mas por causa da linguagem, pensamos que não devemos ter desejos.

E justamente essa linguagem que causa essas confusões, justamente ocorreram por causa de más traduções.

Vivenciar o agora não é abrir mão dos seus sonhos ou vontades, eles vão continuar dentro de nós, mas não vamos pensar neles no agora, vamos desfrutar o momento.

Vai chegar o momento de pensar neles, e é justamente nos momentos em que vamos agir para realizar nossos sonhos e vontades, e é assim que fazemos nosso futuro, mas na hora de desfrutarmos o presente, deixamos de lado o pensamento nos sonhos e vontades, pois eles causariam distrações.

Estar concentrado no agora nos faz vivenciar o absoluto, que é ser feliz e pleno, e o objetivo do Budismo é que você conquiste esses sentimentos para sempre, e isso ocorre na conquista do Nirvana.

Muitas pessoas tem o sonho de conseguir o Nirvana, então se escolherem o caminho do Zen, vivenciar o agora é um exercício para conseguir essa realização.

Sonhos são vontades muito grandes, e Dalai Lama recomenda que vivamos com a esperança de um dia termos essas realizações.

Tenha fé e determinação que vai realizar seus sonhos, mas na hora que for vivenciar o presente, apenas não pense nisso.

Fique com luz, ser de luz

E Namaste

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial