Zen Cristão ou Meditação Cristã

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Existiu um movimento da Igreja Católica, no Canadá, liderado por um padre chamado John, que buscava integrar o Zen Budismo ao Catolicismo.

Esse movimento se chamou Zen Cristão.

A palavra Zen significa meditação, e os sacerdotes, assim como os seguidores do catolicismo podem praticar meditação.

O Zen Budismo surgiu em uma época que se dava muito importância para o estudo dos ensinamentos de Buda, e o foco era o estudo, não a pratica.

O Zen surgiu como um movimento contrario a esse intelectualismo, dizendo que o que importa é a pratica, e por isso o seu nome era algo que significa meditação.

O Cristianismo incorporar as praticas de meditação Zen Budistas é maravilhoso, pois elas fazem muito bem, porém se incorporarem os ensinamentos budistas, em alguns pontos podem existir conflitos de conceitos, ou essas duas crenças se diferenciam.

Com o passar do tempo aboliram o nome Zen Cristão, e adotaram meditação cristã, talvez para não identificarem tão claramente com a religião do Buda, pois isso pode incomodar muitos fiéis.

O objetivo da Meditação Cristã é nos alinharmos a vontade de Deus, e embora a paz, a harmonia sejam os efeitos da prática, o que se busca é o melhoramento pessoal, sermos seres humanos melhores, mais conscientes e bondosos.

A quietude da meditação permite nos alinharmos com a presença divina, e o meditador passa a ser um agente do silencio onde reafirma a vontade de se submeter a vontade de Deus.

A meditação cristã traz todos os benefícios que a meditação trás, e ainda tem a busca por Deus, que não é uma coisa budista, pois o Budismo não entra na questão de Deus existir ou não, mas busca a unidade com tudo o que existe, e busca também o ser se melhorar como pessoa, aumentar sua consciência, o que sempre é uma coisa maravilhosa.

A meditação cristã nos leva a atenção plena e justamente podemos durante o período meditativo, estar totalmente centrado em pleno naquilo que faz, e podemos focar isso para presença divina ou em tudo o que vem de Deus.

Meditar é estar focado em uma única coisa, e na Yoga com a Vedanta, por exemplo, se busca ter um único foco de atenção Deus e outras coisas divinas, como uma divindade como Shiva, Indra, Ganesha e etc. ou aspectos da natureza como o sol, a lua, o mar, as cachoiras, um lago, as matas e etc. E isso é muito parecido com o que a meditação focada em Deus ou no Espírito Santo. 

Na meditação cristã ainda se pode ter como foco a vida de Jesus, onde o praticante se vê na Galileia andando, sentindo a areia em seus pés, ou os perigos que o mestre do Cristianismo passou, ou seu amor e etc. Assim através da meditação vivencia a fé católica.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Budismo, o Anata e a Vida Eterna

O que Podemos Concluir com algumas Contradições no Budismo?

O que Precisamos para a Lei de Atração dar Certo - Práticas

 Voltar a Pagina Inicial