Aparigraha – Não Ter Possecividade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Aparigraha significa a não possecividade, e é um conceito da Yoga.

A letra A de Aparigraha significa o não, que é não desenvolver o desejo de posse.

Existem muitas pessoas controladoras no mundo, elas se acham donas dos outros, isso é um desrespeito ao livre-arbítrio.

O que existe hoje em dia muito nos relacionamentos é se sentir dono do outro, isso sem amá-lo.

Existe o amor com possecividade, e o amor sem nos sentirmos donos dos outros.

Existe também possecividade sem amor, que é o mais comum pelo nível de consciência da maioria das pessoas em nosso planeta.

O ideal é desenvolvermos o amor sem nos acharmos donos do outro, e isso pode ser trabalhado no autoconhecimento e treinamento da mente.

Não ser dono do outro não significa que não gostamos de estar perto dele, que ele não nos traga sentimentos bons, não beijar ou ter relação sexual, tudo isso é bom, faz parte das coisas boas da vida e é espiritualidade.

Espiritualidade são os sentimentos bons que temos.

Simplicidade não é enxergar os outros pelos seus títulos ou posses, mas como um ser humano, seja alguém que vive na rua, ou alguém muito pobre, classe média ou rica. São todos seres humanos como nós, e vermos igualdade nos outros sem conceituá-los pelas suas posses.

Mas Aparigraha não significa somente ter posse sobre o outro, mas também, acima de tudo, sobre objetos de valor e do dinheiro, devemos usar o dinheiro e bens materiais para sobreviver, e obtermos da vida o que necessitamos como casa, diversão e sobrevivência, mas sem deixar essas coisas materiais nos possuir.

Podemos usar o dinheiro, mas não deixar ele nos possuir, ligarmos demais para ele, e não basearmos nosso valor sobre o mundo, sobre as pessoas na condição de quanto dinheiro elas tem, mas sim pelo que elas são, ou ainda amá-las porque se ama a todos ou quanto mais puder, pois o amor é a felicidade em si.

Nossa sociedade costuma valorizar as pessoas pelo que elas tem, não pelo que são, mas o ideal é amarmos a todos, mas para isso precisamos de autoconhecimento, treinamento espiritual ou psicológico.

Aparigraha é traduzida muitas vezes como desapego, mas é um termo que não é exato, e posse ser mal compreendido.

O desapego total não existe, é somente um termo que leva a más compreensões, pois existem coisas boas que não devemos nos libertar, como a espiritualidade, o amor, a evolução, e demais virtudes ligadas a nossa alma. A gente só se desprendi do que não é bom, como a ganância, o ódio, desejo de vingança, arrogância, orgulho, cobiça, desejo de controle sobre os outros, falsidade e etc. que são as partes psicológicas que devemos enxergar e transformar.

O que temos de bom deve permanecer em nós, e aumentá-lo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial