Insatisfação e Nirvana

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Buda ensinou que estamos normalmente insatisfeitos com diversas situações da vida, como nascimento, doença, sofrimento, morte, envelhecimento. Esses são as causas sempre descritas nas Quatro Nobres Verdades.

O Budismo também aborda como insatisfação diversas situações desagradáveis, que não gostamos como: não obter o que queremos e os problemas da vida.

Lama Michel Riponche ensina algo que pode nos ajudar com os problemas, que é sabermos que nesse mundo material os problemas vão sempre existir, e que sua vida mudou quando ele decidiu ser feliz independente dos problemas.

Mas para decidimos ser felizes apesar dos problemas, temos que encontrar a felicidade, que o amor, seja em que sentido for, seja o espiritual, dos nossos relacionamentos com as pessoas que amamos, e o amor-próprio.

A melhor forma de felicidade é a que vem com o Nirvana, e ela não vai mais embora, e é muito intensa, extremamente recompensadora.

O Nirvana além de nos tornarmos extremamente felizes é o antídoto para a insatisfação.

Quando estamos muito felizes não gostaríamos que as coisas fossem diferentes, pois do jeito que está é maravilhoso, então é assim que o Nirvana dribla a insatisfação, que é com o bem-estar e os sentimentos maravilhosos que adquirimos com sua conquista.

Mas mesmo atingindo o Nirvana vamos passar por problemas e sofrimentos, mas por possuirmos a felicidade, podemos decidir sermos felizes apesar dos problemas.

O Nirvana é maravilhoso, e não acaba.

A causa da insatisfação para o Budismo é a falta de conhecimento sobre a realidade de nossa própria natureza, do que somos e como somos, de nossa identidade egoica, que podemos estar apegados a ela, mas elas nos deixam inseguros e com medo de perde-las, pois estamos apegados a ela.

Nossa mente está sempre tentando proteger esses apegos a nós e nossas características, isso gera raiva, insegurança, ciúme, indecisão, ingenuidade, orgulho, vaidade e diversas negatividades interiores, mas que temos que tomar conhecimento para mudar, a medida que vamos enxergando essas negatividades, elas vão a medida que nossa consciência vai se conscientizando desses pontos, sumindo, então vão surgindo virtudes, qualidades do bem.

Quando o autoconhecimento é muito grande, e isso é perfeitamente possível, então atingimos o Nirvana.

Além de pontos negativos em nossos interiores, existe uma diferença entre pessoas que estão apegadas a características egoicas, e outras que são egoístas, são duas coisas diferentes, o egoísta está extremamente apegado ao material, e não se importa com interiorização, mas é perfeitamente possível mudar se ele quiser.

O egoísta ele é normalmente invencível ao outro, não gosta de emoções positivas e por isso não procura o Nirvana, também não está conectado ao seu interior, mas tudo isso é mutável.

É importante sabermos a diferença entre ter ego, e ser egoísta.

Egoísta é um seguidor do ego, como o Budista é seguidor do Budismo, ou o Hinduísta é seguidor do Hinduísmo.

Por mais avessos que podemos ser ao medo da mudança, quando nos transformamos não sofremos, e a vida continua, continuamos tendo objetivos, sonhos e desejos, então não é um bicho de sete cabeças, a vida continua sem sofrimentos.

O medo é sempre algo ilusório, não existe de concreto, assim ensina a Psicologia.

Nós temos medo da mudança, mas ela vem e continuamos a vida sem que isso cause grandes conseqüências.

A transformação gerada pelo autoconhecimento só nos melhora, não traz sofrimento.

Só mudamos o que é ruim com o autoconhecimento, o que é bom sempre melhora, isso são condições da vida, a forma como a natureza é.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial