O que é o Dzogchen

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A palavra Dzogchen significa grande plenitude, e ela é uma meditação muito avançada que conduz a iluminação.

A plenitude da palavra Dzogchen significa um nível de grande profundidade de um Buda, pois ela é conseqüência da iluminação.

O Dzogchen é uma prática da religião Bon do Tibet e da escola Niyngma de Budismo Esotérico, mas também, e com menos evidencia na escola Kagyu, como uma pratica suplementar.

A escola Kagyu também é do Budismo Esotérico, Tibetano.

O Dzogchen em sua técnica para atingir a iluminação precisa purificar a mente, ou seja, eliminar suas impurezas, não todas, mas muitas, pois o caminho continua também após a iluminação.

A iluminação não é o final do caminho, mas ainda continuamos crescendo interiormente. Buda ensinava que ele também tinha o que se conhecer e melhorar.

A purificação se faz dos nossos obscurecimentos, os conhecimentos sobre nós mesmos que ainda não conhecemos, mas podemos tomar ciência, para isso precisamos enxergar uma série de defeitos e qualidades nossas, também tomar ciência sobre coisas do mundo que não estão claras.

O Budismo acredita que o Nirvana é o principio da iluminação, pois existe um aprofundamento para atingir o Nibbana.

O Budismo acredita que um dia chegaremos no maximo nível de iluminação, onde existe a onisciência e só nos importaremos com o bem dos outros, e isso é muito diverso nas religiões que acreditam em karma e em reencarnação, existe tanto o pensamento de que o Nirvana é o limite, assim como não é, mas existe um limite além do Nibbana.

Para algumas crenças não existe o limite, vamos aumentar nossa plenitude pela eternidade, sendo cada vez mais espiritualizados, sendo o universo infinito e nosso crescimento também, não tem fim, estaremos continuamente melhorando até o infinito.

Para o Dzogchen e o Budismo Tibetano existe esse limite, então para atingirmos a total iluminação precisamos eliminar dois tipos de obscuridades, que são:

 

1)    Obscurecimentos Emocionais – atitudes e emoções que impedem a iluminação.

2)    Obscurecimento Cognitivos – são os impedimentos a onisciência, ao saber de tudo, total.

 

Estes obscurecimentos nos fazem presos ao ciclo de reencarnações, ao Ciclo do Samsara, como ensina o Budismo.

 

Existe também para o Dzogchen a consciência pura (Rig-pa) e a consciência limitada (Sems).

 

1-A Consciência Limitada está presa por máculas, está contaminada.

2-A Consciência Pura não tem obscurecimentos, ela é ilimitada, ela é livre de obscurecimentos.

 

Temos essas duas naturezas dentro de nós, mas o treinamento do Dzogchen serve para vivenciarmos a todo o tempo a Consciência Pura.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. .

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 Voltar a Pagina Inicial