A Autocritica – Transformando Ela para Se Valorizar e se Gostar

A Autocritica – Transformando Ela para Se Valorizar e se Gostar

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

 

Para o Budismo a raiva é uma ilusão, pois não faz parte da mente pura, da nossa essência.

A raiva ela tem um enfoque é alguém, alguma coisa ou uma situação.

O enfoque da raiva pode ser nós mesmos, no caso da baixa-autoestima, da crítica interior.

As pessoas que se criticam muito fazem um exagero muito grande de seus defeitos ou erros, e as que te tem raiva dos outros, também é comum exagerarem em seus pontos negativos de suas personalidades.

O que ocorre nesses casos é uma falta de justiça consigo mesmo e com os outros, e que na verdade é uma coisa destrutiva, que não faz bem.

As coisas que não fazem bem a mente e as emoções são justamente ilusões, pois a realidade é saudável, a forma como as coisas existem são feitas para existirem paz, e o que nos perturba são também uma forma errada de lidar com nós mesmos.

As coisas de baixa espiritualidade são mascaras que escondem nossa essência, nossa pureza, que vai aumentando progressivamente quando vamos nos autoconhecendo.

O mundo nos vê da forma como nos vemos, aí então se temos raiva de nós mesmos, os outros também nos acharam pessoas que despertam suas raivas, o que não é bom, pois para sermos felizes precisamos de bons relacionamentos.

É como o Budismo ensina, nós precisamos de tudo para existir, e precisamos nos relacionar. É como a Psicologia ensina, somos seres psicobiossociais, ou seja, temos os fatores biológicos, físicos, interiores e somos seres sociais, precisamos nos relacionar.

Não é muito saudável ficar nos preocupando com o que os outros pensam a nosso respeito, mas a forma como somos internamente necessita de relações, somos naturalmente sociais, e isso influi também em nossa mente, em nossas experiências, sendo elas positivas ou negativas, e também imitamos sem perceber as pessoas com as quais convivemos.

Nós imitamos conscientemente geralmente o que gostamos, e inconscientemente com quem convivemos, e quando tomamos autoconhecimento podemos tomar ciência disso, pois são informações que dizem a nosso respeito.

Quando tomamos ciência  de nós mesmos, podemos fazer isso em diversos aspectos, e outros não.  

Mesmo buscando o autoconhecimento, podemos nos esbarrar com alguma dificuldade, em algum momento em enxergar alguma coisa, o que é normal.

Com a autocritica nós damos ênfase ou ficamos somente focados a nossos aspectos negativos, e comumente não vemos o positivo, muitas vezes nem os percebemos.

A autocritica só enfoca nos aspectos da própria personalidade que nos causam irritação, não nos focando ou enxergando nossa própria bondade e nossas qualidades. Então nos vemos como pessoas que só tem falhas graves, e isso agrava ainda mais o problema.

Ficamos cegos e não damos atenção as coisas que fazemos bem, as nossas qualidades, e só vemos o que fazemos de errado e o que é ruim em nós.

Existe um nome para isso, que é autodepreciarão, pois se trata de exageros enormes, e que quem faz nem percebe direito ao quando está errado ou equivocado.

Deus não nos fez para o ruim, mas sim para o bom, então ao invés de nos vermos de forma depreciativa, é importantíssimo mudarmos esse quadro, e buscarmos fazer bastante força para nos vermos com bons olhos, reconhecermos nossas qualidades e acertos.

Não se veja como algo ruim e negativo, mas busque mudar esse quadro, fazendo bastante força e constantemente sempre se trabalhar para se ver com bons olhos, pois muita gente começa a praticar bons pensamentos a si mesmo e depois de um tempo para. Isso não deve acontecer, pois quanto mais mudarmos, tanto melhor, mais feliz e livres desse problema estaremos, assim como vamos progredir nossa consciência.

Seja perseverante e pratique sempre, se cobre e determine que fará isso.   

São formas ilusórias e péssimas de lidarmos com nós mesmos, estamos fazendo mal a nós.

Podemos fazer muito esforço para enxergarmos as coisas boas que existem em nós, e podemos fazer um exercício da Lei de Atração muito simples, que é falar três vezes ao dia em horários diferentes a seguinte frase:

Eu dou ênfase e enxergo minhas qualidades, me amo e tenho autoestima.

Faça isso, é um cuidado interno e você está implantando e trazendo a transformação, evoluído espiritualmente.

A nossa auto-visão está em nossa mente, então é algo que podemos mudar.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: