As Linhas da Umbanda com Seus Arquétipos, Orixás e Especialidades

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Cada tipo de entidade na Umbanda se manifesta de uma maneira, com seu linguajar e tipo de manifestação, trejeitos e ensinamentos, e isso que o umbandista chama de Arquétipos.

Então um caboclo é um arquétipo, o preto velho é outro, os exus ou guardiões são outros, o boiadeiro, o marinheiro, o baiano, o êre e etc.

Cada mentor espiritual e chefe de uma falange de espíritos, pois são seres iluminados que tem expansão da consciência e muitos poderes disponíveis, então podem realizar grandes trabalhos.

Cada falange é um agrupamento de espíritos, que são unidos com a afinidade de trabalho que eles realizam, sendo a falange dos pretos velhos especializados nas curas emocionais, os caboclos nas mentais, os guardiões são os policiais do mundo espiritual, assim como tem a função de encaminhar os seres a caminhos de evolução espiritual, os ciganos já tem a especialidade de trabalharem com a prosperidade, a abundancia e o amor, os boiadeiros são condutores de espíritos negativos, os marinheiros são magos aquáticos, os baianos são um tipo de guardiões, mas também são doutrinadores muito bons, os orientais são especialistas em cura, e em ajudaram as pessoas viverem o momento presente e alcançarem a iluminação, e os médicos também são especializados em cura.

Vamos ver o Orixá que rege cada tipo de linha de trabalho:

A corrente dos Pretos Velho é regida por Omulu, Obaluaiê e Nanã – Orixás da evolução, da geração, e do fim do que é degenerado e ruim.

Os Caboclos são regidos por Oxossi – Orixá do conhecimento, inclusive do autoconhecimento.

Os Exus ou Guardiões por Ogum – Orixá da Lei, da ação e da retidão.

Os Baianos por Oxalá e Iansã – Orixá da Lei e pune quem usa a Lei para o mau.

Os Orientais por Oxalá e Xangô – Orixás da fé, da razão, da justiça e do equilíbrio, pois para atingirmos a iluminação precisamos de fé, assim como estar equilibrado, que é uma orientação que praticamente toda religião dá.

Estar equilibrado é estar com bondade e vibrações elevadas, assim como saudáveis mentalmente.

Os Erês por Iori – Orixá da pureza.

Os Ciganos por Yemanjá – Orixá da Geração. 

Os Boiadeiros por Oyá e Ogum – Orixás que atuam na Lei, no tempo, na ação e na aplicação da Lei de quem desvirtua a fé.

Oyá é a Orixá do tempo, e as ações só são possíveis porque existe o tempo, caso contrário tudo se paralisa.

Todo trabalho na Umbanda visa a evolução espiritual, assim como a resolução de problemas, termino de sofrimentos e da conquista do que queremos de acordo com nosso merecimento, dentro da do livre arbítrio e bem de cada um.

E apesar da linha dos orientais recomendarem e ajudarem no Nirvana, todos os mentores também podem fazer isso.

 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: