Os Exus, os Protetores do Dharma e o Inconsciente

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Os Exus são protetores, e os Protetores do Dharma também, o próprio nome já diz.

Se ensina no Budismo Esotérico que eles têm a forma monstruosa, e as meditações ritualísticas onde os visualizamos, eles com essa forma aparentemente negativa, o que ocorre é que com elas no libertamos de nossas negatividades, enxergando nossa vaidade, orgulho, inveja, ciúmes, rancor, raiva, medo e etc.

Na Psicologia Junguiana, a nossa sombra são os conteúdos da mente muito inaceitáveis para nós, coisas que não sabemos sobre nós mesmos, e que ficam lá guardadas em nosso inconsciente, que é a região mental que está o que é desconhecido para nós, inacessível a consciência.

Porem quando enxergamos os conteúdos que não sabemos sobre nós mesmos, ganhamos consciência, ganhamos autoconhecimento.

Tudo o que vivemos fica guardado em nossa consciência, em nossos arquivos akashicos, ou como o Zen Budismo chama, alaya vjanana.

As memórias reprimidas com mais força, que são as mais inacessíveis a nós, estão nesse local que Jung chama de Sombra, que fica no inconsciente, e elas aparecem simbolicamente representadas de formas monstruosas, que os conteúdos reprimidos com muita força, e é nele que ficam geralmente o nosso orgulho, vaidade, inveja, ciúmes, rancor, raiva, medo e etc.

Quando sonhamos com monstros e coisas do tipo, isso pode significar que são esses conteúdos que estão na sombra, pois os sonhos são simbólicos e tem uma representação com nossos materiais mentais.

Da mesma forma médiuns relatam ver exus de forma monstruosa, e justamente eles de acordo com a própria Umbanda ensina, eles nos mostram a nossa parte sombria, o que não vemos sobre nós mesmos, e assim nos fazem evoluir espiritualmente, pois aumentar a consciência, se auto-exergar é progresso da alma.

Tanto a Psicologia, o Budismo e a Umbanda colaboram para o mesmo fim, que os protetores espirituais, eles lidam muito com o negativo, e assim lidam com nossa parte negativa também, que só é transformada em positiva quando tomamos ciência delas, quando as enxergamos.

Autoconhecimento é um fator da luz, e só os seres da luz gostam de evoluir espiritualmente e ajudar os outros também a fazê-lo, assim esses seres que se apresentam de forma colérica, mostram nosso cólera interior, a porção que existe nossa das sombras, pois é assim que nos positivamos.

Quanto mais evolução espiritual temos, mais possibilidade de sermos felizes também o temos.

Só é ruim achar que ver nossas negatividades é algo ruim, quando na verdade é muito bom, e se você enxergar seus pontos negativos, valorize muito isso, não se critique ou fique chocado, mas tente ver isso como algo muito bom, pois você está se transformando, está se melhorando.

Sim, e mesmo pessoas boas tem seus pontos negativos, os iluminados também os tem, isso é natural, e se enxergarmos, aí sim é maravilhoso.

Valorize o Exu, os Protetores do Dharma e enxergar suas negatividades.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: