JESUS E O AUTOCONHECIMENTO

JESUS E O AUTOCONHECIMENTO

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

Como vamos falar muito em autoconhecimento e Jesus, a palavra autoconhecimento será substituída por *elevação espiritual, *crescimento psicológico e *despertar da consciência, que são sinônimos, sempre com uma estrela no começo da palavra para que o leitor não familiarizado com os termos não tenha que decorá-los.

Jesus, será substituído por Nazareno e Cristo.

Jesus trabalhava o autoconhecimento em seus discípulos, e deixou diversas mensagens para isso nos evangelhos, que são os escritos de seus discípulos sobre os feitos e as palavras de Jesus.

Cristo ensinou a caridade, e a caridade traz autoconhecimento, desde que feita com o coração e não por obrigação. O coração é espontâneo.

Os católicos vêem a caridade como meio de atingir a santidade.

Um Padre disse para mim certa vez que Santidade para os Católicos é a mesma coisa que o Nirvana para os Budistas, e é ensinado no Budismo que o *despertar da consciência trás o Nirvana. Este mesmo padre falava da importância da *elevação espiritual.

O Nirvana é a eliminação do Ego e a Santidade também.

Cristo também ensinou a virtude, e quando as pessoas se mantêm virtuosas, não estando com seus egos como principal fator que dirige sua personalidade; isso também traz autoconhecimento.

Quando os egos das pessoas estão como principal fator que as dirige, elas tem atos que desrespeitam o outro e fazem mal a ele. Assim Jesus reprovava o egoísmo que é a invirtude e aprovava a virtude, que são ter qualidades espirituais (psicológicas) como ser generoso, humilde, honesto, fiel, bondoso, respeitoso, paciente, simples e etc. que faz com que tenhamos bons atos; atos de amor e que visam ajudar e querer bem ao próximo.

Entre o que se considera pecado estão as invirtudes, como orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula, luxúria, falsidade, desonestidade, desrrespeitabilidade e etc. Mas nem tudo o que hoje em dia é considerado pecado, é fruto do ego.

Aqui é recomendado para os que buscam o *despertar da consciência, que anote quais são essas boas ações e essas más, afim de praticar o positivo e não o negativo.

Vejamos algumas frases de Jesus:

 

Vai-te, e não peques mais.

Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.


O homem bom tira coisas boas do tesouro do coração, e o mau retira coisas más, pois a boca fala do que está cheio o coração".


Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos. Porventura colhem-se figos de espinheiros ou ervas de urtigas? Toda árvore se conhece pelos frutos.

 

Assim podemos notar que Cristo incentivava o bem e reprovava o mal.

O Nazareno dizia para as pessoas amarem, e amor é sentimento positivo e vibração elevada.

O amor também traz o *despertar da consciência e equilíbrio.

Ele ensinava aos seus discípulos se manterem super positivos e a perdoarem sempre.

O perdão também traz *elevação espiritual, e isso é tão forte neste mestre que logo quando falamos em perdão, lembramos dele.

Além da caridade, das virtudes e do perdão a oração também traz o *crescimento psicológico, e Jesus dava exemplo rezando muito (pois ele é o modelo dos cristãos) e é o autor do Pai Nosso.  

Existem alguns trechos que Cristo falou especificamente da *elevação espiritual, vamos ver:

 

Descubram que o Reino está dentro de vocês, e também fora de vocês. Apenas quando vocês se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos vocês são filhos do Pai vivo. Mas se vocês não se conhecerem a si mesmos, então vocês vivem na pobreza e são a pobreza".

 

Ai notamos que autoconhecimento é um termo utilizado pelo próprio.

Ai ele diz que o reino de Deus, que é um lugar onde existe amor, querer bem ao outro, de doação, está dentro de nós e também fora de nós, talvez porque Deus está em todo lugar e também porque outras pessoas tem um grande bem querer pelos outros, ou que pelo menos tem a potencialidade de se tornar assim, pois isso já vive dentro dela. Assim sendo é afirmado que o *crescimento psicológico leva ao amor e querer bem ao próximo.

É interessante que a caridade, que é uma característica do amor, leva a pessoa a amar, e esse amar é amar mais do que ela amava antes.

Então o amor aumenta o amor.

O que o Nazareno deixou por nós é para que pudéssemos seguir; um caminho a ser percorrido.

Existem também além desde caminho de *crescimento psicológico, outros, como a Yôga, a Meditação, a Psicoterapia com Psicólogo, o Tai Chi Chuan, o Budismo e outras.

Assim também quando seguimos o caminho cristão, podemos torna-lo mais rápido praticando para chegar no seu objetivo outras técnicas e exercícios.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: