O Tantrayana

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo Esotérico também tem o nome de Tantrayana.

Tantra significam as escrituras e meditações ritualistas, e yana significa caminho em sânscrito.

Existem práticas de Tantra que não são budistas, mas são sexuais, o que causa confusão, mas para o Hinudísmo e para o Budismo, os Tantras são escrituras.

O Tantra é algo que fala sobre toda a vida, então inclui também o sexo, mas essa é uma gama muito pequena de todo o resto dos assuntos que tratam o Tantrayana.

No Budismo não existe problemas em fazer sexo, mas não devemos o fazer quando ele causa sofrimento aos outros, como a infidelidade, ir além do que o outro permite na cama, cometer estrupo e outras coisas negativas com relação a isso.

O que expomos aqui são as noções éticas e morais das orientações sobre o sexo que ocorrem no Budismo, que como podemos ver são todas em prol da bondade e do bem.

O sexo não é o foco do Tantra budista, é só um pequeno aspecto do que ele trata.

O Tantra sexual também não é uma coisa negativo em outras doutrinas, pelo que sei pelo menos, pois elas trazem o autoconhecimento, os dons paranormais com o despertar da kundalini e também são um caminho para a iluminação. Então causam um grande bem, uma coisa muito boa.

O fundamento do Tantrayana não é o sexo, mas sim um avançando sistema do Budismo Mahayana (vertente budista que prioriza a compaixão), como o objetivo que os seres atinjam a iluminação, mas não para por ai, pois elas visam que os praticantes também continuem progredindo suas consciências mesmo após a conquista do Nirvana, pois ele não é o fim do progresso interior do ser humano.

Existe no Tantrayana o Caminho Gradual do Lam-Rim, que é composto por três tipos de foco da prática, que são:

1-A conquista de futuras vidas em condições melhores.

2-A conquista do Nirvana.

3-Continuar progredindo mesmo após atingir o Nirvana.

No Tantrayana existe a pratica da tomada de refúgio, a renúncia, seguir rigorosos preceitos de ética, buscar atingir o Nirvana para o bem de todos os seres, pois ao conseguirmos isso nos tornamos incrivelmente felizes e caridosos, empenhados em ajudar (que é a mente Boddhichitta) e praticar as seis perfeições. Tudo isso engloba um conteúdo muito vasto de conhecimentos e práticas.

De todas as práticas, as principais são as meditações feitas com visualizações de Mandalas, as Sadhanas, onde também existem a leitura de textos sagrados, e os mentalizamos. As outras escolas budistas não tem essa pratica.

As Sadhanas também têm muitos mantras, e aí o Tantrayana também tem o nome de Mantrayana, tal a importância dessas práticas.

As escolas do Budismo Esotérico têm diferentes métodos para atingir seu principal objetivo, que é a conquista da iluminação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: