Os Problemas são Quase Todos Interiores, e assim podemos Fazer Algo para não Sofrermos – Budismo – Desapego e Poder da Mente

Os Problemas são Quase Todos Interiores, e assim podemos Fazer Algo para não Sofrermos – Budismo – Desapego e Poder da Mente

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

 

O Budismo indica que os problemas são interiores e não exteriores.

Existe um problema, que por exemplo seu carro quebra, isso não é uma coisa interior, mas exterior.

O que é interior nesse caso é a raiva e a frustração do carro quebrar, ou a preguiça de ir no mecânico e resolver todo o problema.

O que te faz sentir mal está dentro, não fora de você.

Existe a possibilidade de quando o carro quebrar, nós estarmos bem internamente, e isso é paz espiritual.

O que incomoda o ser humano não é o que está fora, mas sim o que este dentro, claro que isso não serve para todos os casos. Por exemplo, quando você está com muita dor, isso é um problema externo e inevitável, que não nos deixa bem, mas quando ao que nos ocorre psicologicamente, quanto a isso podemos nos incomodar, ficar insatisfeitos e sofrendo ou não.

Existe um ditado que é mais ou menos assim:

-Viva de uma maneira que quando você morrer todos estejam tristes, manos você.

Em quase toda situação que aflige nosso interior, nosso psicológico, que é nossos pensamentos, imaginações e sentimentos, podemos não nos incomodar com o que acontece.

Claro que isso requer desprendimento, como em um caso que em uma situação da pessoa se encontrar paralitica da cintura para baixo, é a mente que vai ficar chateada com essa situação, e como é o que está na mente que gera o sofrimento psicológico, existe a possibilidade de não sofrer com essa situação, e isso é desapego.

Porém um Buda pode sofrer psicologicamente ao ficar paralitico, mas é muito mais fácil para ele treinar o desapego e assim não sofrer com essa situação.

Um Buda é uma pessoa que atingiu um grande grau de satisfação, pois é alguém muito feliz, mas pode precisar de um treino de desapego para não sofrer em certas situações.

Um Buda pode ainda ter apegos, principalmente com situações ligadas a traumas.

Existe um caso de uma professora de educação física que foi jogadora de vôlei profissional, e teve problemas no seu joelho. Essa mulher é uma Buda, mas diversos problemas de saúde não a incomodam, mas quando se trata do joelho sim, pois essa situação causou um trauma em sua vida, lhe trouxe muitos problemas, inclusive a perda de seu emprego como jogadora.

Essa situação dessa pessoa só demonstra que as aflições, insatisfações e sofrimentos, só incomoda por causa da mente, onde ouve um problema no passado.

A depressão, bipolaridade, transtorno obsessivo compulsivo, anorexia e etc. são problemas interiores. Aproveitando aqui para divulgar que na nossa seção de mandalas, temos práticas com mandalas para tratar todos esses problemas, com exercícios simples.

No Budismo existem casos que com o poder da mente se curaram todos esses problemas que citamos acima, foi o que aconteceu com a cantora Debora Blando, que tinha depressão, mas a crença de Buda lhe trouce a cura.

Como os problemas interiores, nós podemos fazer algo a respeito deles, como não ligar, nos desprender, usar o poder da mente e etc. Mas para isso precisamos aceitar e admitir o problema, e ai sim partir para a solução, que também é interior.

A aceitação faz parte da crença budista.

Em problemas interiores a mente pode oferecer a solução ou a cura.

A mente é poderosíssima.

Namastê

 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: